Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de março de 2023

Teatro Nacional D. Maria II integra Carrazeda de Ansiães na Odisseia Nacional

 O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM II) é um teatro de missão, onde está expressa a necessidade de potenciar a relação do teatro com todo o território português, sublinhando assim o seu alcance verdadeiramente nacional.


Nos últimos dias os residentes no município de Carrazeda de Ansiães foram convidados a participar em diversas oficinas criativas, promovidas pela estrutura artística Lugar Específico, no âmbito do eixo de programação Atos, da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II. A Odisseia Nacional traz também à vila a peça de teatro Nau Nau Maria, que se apresenta a 17 e 18 de março, numa sessão para escolas e outra para público em geral.

Chamar a comunidade a participar, realizando oficinas criativas, foi a primeira iniciativa desenvolvida em Carrazeda de Ansiães, pelo projeto Odisseia Nacional, que o Teatro Nacional D. Maria II está a levar a diversos pontos do país ao longo do ano de 2023.

Em Carrazeda de Ansiães, este projeto assume duas componentes distintas: Pe_soa: Índice de incógnitas para a escuta de lugares, um projeto do Lugar Específico, construído com e para a comunidade, e que será apresentado ao público a 11 e 12 de março. Este projeto insere-se no programa Atos da Odisseia Nacional, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

Nau Nau Maria, espetáculo de Alice Azevedo, que parte da adaptação da História Trágico-Marítima (editada no séc. XVIII por Bernardo Gomes de Brito), para falar sobre o período dos descobrimentos e os naufrágios das embarcações portuguesas. Este espetáculo insere-se no programa Peças da Odisseia Nacional.

Pe_soa: Índice de incógnitas para a escuta de lugares, do Lugar Específico, pretende reeducar pela arte, conhecer e promover os territórios através do teatro, captar talentos e fomentar o orgulho em cada comunidade, com o objetivo de criar e representar histórias que reflitam a identidade e cultura local. É uma iniciativa dirigida à comunidade de várias idades e diferentes interesses, quis, a partir da releitura do património cultural local e do resgate do convívio entre as pessoas da terra, explorar possibilidades de cruzar saberes, de dançar, de fazer filmes, de cantar, pintar, contar histórias e tecer uma celebração em conjunto.

O trabalho incide em quatro área distintas: o movimento do corpo, com a dança; a oralidade, que destaca os contadores de histórias; artes e ofícios, particularmente a tecelagem; e vídeo.

Estes temas são trabalhados com a comunidade local que, na primeira abordagem, salientou como saudade do convívio, da partilha, da diversão em conjunto. Durante esta semana a equipa do Lugar Específico tem encontros diários com a comunidade, todas as tardes na Biblioteca Municipal de Carrazeda de Ansiães. Com a comunidade e para a comunidade estão a ser construídos “espetáculos”, que a organização entende com uma festa.

Os diferentes grupos que participam na iniciativa participam no evento público que acontece , visto como uma festa de ativação da população com o objetivo de promover convívio intergeracional e reunião de pensamentos para o futuro: com momentos de partilha das criações e trocas feitas ao longo do processo.

Na programação deste momento de partilha está prevista a projeção dos vídeos de stop-motion e imagens do processo; a continuação da criação de uma teia em conjunto com mensagens, desejos; desafios de relação dos corpos com o espaço; roda de contadores de histórias com elementos do grupo de Pombal de Ansiães e ainda participação livre da comunidade presente; pintura de um mural de intenções para o futuro. Por fim, um momento de reflexão, em parceria com a Rádio Ansiães, que vai realizar entrevistas a questionar os presentes sobre o que gostavam de ver acontecer em Carrazeda? E o que cada um se propõe fazer?

A festa encerra com um momento de reflexão crítica, de brainstorm de ideias para o futuro: ponto de partida poderão ser as intenções definidas pela turma da oficina Pensar o Futuro.

A 17 e 18 de março, avança a segunda componente da Odisseia Nacional, no âmbito do programa Peças, que se apresenta em pleno no CITICA – Centro de Inovação Tecnológica INOVARURAL. Em Carrazeda de Ansiães o espetáculo de teatro a apresentar é Nau Nau Maria, de Alice Azevedo, partindo da adaptação da História Trágico-Marítima. A História Trágico-Marítima é uma obra que faz parte do currículo do 10º ano de escolaridade e que agrega um conjunto de relações e notícias de naufrágios que acontecem aos navegadores portugueses, reunidos por Bernardo Gomes de Brito, e publicados em duas partes em 1735 e 1736, durante o reinado de D. João V.

O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM II) é um teatro de missão, onde está expressa a necessidade de potenciar a relação do teatro com todo o território português, sublinhando assim o seu alcance verdadeiramente nacional.

Ao longo do corrente ano, o teatro está a ser alvo de obras de recuperação, o que motivou o desenvolvimento do projeto artístico e cultural Odisseia Nacional, uma operação inédita e histórica, que resultou na criação de uma programação difundida por todo o território nacional e que abrangerá mais de 90 municípios de todos os pontos do país e ilhas. Em Carrazeda de Ansiães, um município onde já existe enorme sensibilização e até tradição teatral, o projeto encontrou terreno fértil e é esperado um grande envolvimento por parte da comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário