Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Caretos de Podence com vinho e museu renovado para o Entrudo Chocalheiro

 Os Caretos de Podence vão dar nome a um vinho que será lançado no primeiro dia do Entrudo Chocalheiro e da reabertura do museu, disse hoje à Lusa o presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence.


Esta é uma das novidades do Entrudo Chocalheiro, que decorre entre sábado e terça-feira na aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança, a par da reabertura da renovada Casa do Careto, museu inaugurado há 20 anos.

O vinho tinto é uma edição limitada, com 13.333 garrafas 'Caretos de Podence', que vai ser vendido durante os quatro dias do evento.

Trata-se de “uma parceria com uma empresa ligada ao setor, transmontana, do concelho de Valpaços”, no distrito de Vila Real, adiantou António Carneiro.

O responsável referiu ainda que o museu reabre no sábado.

“[O museu] esteve fechado desde novembro. Vamos reabrir no próximo sábado. Teve obras de adaptação, está com mais visibilidade, mais interativo (…) Fica o convite para quem vier a Podence o ir visitar. Vão ficar surpreendidos”, desafiou António Carneiro.

No ano passado, a aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança, que durante o ano tem cerca de 200 habitantes, recebeu cerca de 60 mil pessoas durante os quatro dias da festa.

Para António Carneiro, o número de visitantes é sempre imprevisível, também dependente da meteorologia, mas as expectativas são boas.

“Aquilo que nos chega é que as unidades hoteleiras de Trás-os-Montes estão completamente lotadas. É um bom indicador, cada vez vem mais gente. Não só nacionais como estrangeiros, desde o Japão, os Estados Unidos e de toda a Europa”, disse.

Para receber quem passar por Podence, na festa haverá 24 tabernas, muitas improvisadas para a ocasião em adegas típicas, e 70 expositores numa feira que acompanha o evento.

A Correios de Portugal lança a 13 de fevereiro, dia de Carnaval, uma série de três selos dedicados aos Caretos de Podence e que serão apresentados na aldeia.

A tradição que é Património Cultural Imaterial da UNESCO desde dezembro de 2019 esteve quase extinta e tem vindo a ser revitalizada.

Segundo António Carneiro, há neste momento cerca de 100 fatos de Careto na localidade.

“Cada vez há mais pessoas interessadas na tradição que hoje está viva e que é um orgulho para as gentes de Podence", rematou.

TYR // JAP 
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário