Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Casa do Careto de Podence vai ser transformada em museu

 A Casa do Careto, em Podence, sofre obras de requalificação para ser convertida no Museu do Careto


A estrutura, que faz este mês 20 anos, conta a história dos Caretos de Podence, explica o presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, António Carneiro. “Deu-se aqui um refresh às novas instalações. É uma mais-valia para este território. O museu está magnífico. No espólio podem encontrar a história do que são os rituais do Entrudo, temos uma parte multimédia, onde as pessoas podem visualizar tudo o que envolve os Caretos de Podence, temos ainda obras de pintores transmontanos, nomeadamente Graça Morais, Balbina Mendes e o nosso conterrâneo José Canedo”.

A existência de um museu faz parte do plano de salvaguarda da UNESCO e foi agora possível, graças a uma candidatura ao Portugal 2020 e à contribuição do Município de Macedo. “A candidatura foi apoiada com fundos comunitários. A associação limitou-se a colaborar. Isto foi através do município. O investimento ronda os 90 mil euros”.

O agora denominado Museu do Careto abre ao público com uma nova roupagem.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário