Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

AGIR premeia Associação Rural Move de Miranda do Douro

 Através da “Academia de Líderes Rurais”, a Rural Move vai formar e capacitar moradores locais e aqueles que querem viver, trabalhar ou investir em territórios rurais – os Rural Movers.


O projeto “Academia de Líderes Rurais”, da Rural Move – Associação para a Promoção do Investimento em Territórios de Baixa Densidade, sediada em Miranda do Douro, foi distinguido pelo Prémio AGIR  da REN, cuja décima edição foi dedicada à promoção do desenvolvimento sustentável. A iniciativa, que ficou em segundo lugar, pretende formar e capacitar moradores locais e aqueles que querem viver, trabalhar ou investir em territórios rurais. O projeto “Leaders Gang”, da Mentes Empreendedoras, foi o vencedor do AGIR, enquanto a Associação de Defesa do Património de Mértola, com o projeto “Desenvolvimento Sustentável do Montado – capitalização dos SIGM” (Sistema Integrado de Gestão do Montado), foi a terceira classificada.

Através da “Academia de Líderes Rurais”, a Rural Move vai formar e capacitar moradores locais e aqueles que querem viver, trabalhar ou investir em territórios rurais – os Rural Movers. O público-alvo deste projeto são jovens entre os 15 e os 29 anos que não estudem, não trabalhem, nem frequentem qualquer tipo de formação, assim como entidades locais e novos residentes de territórios rurais na zona do Médio Tejo.

ste projeto, que conta com o apoio dos municípios de Mação, Tomar, Alcanena, Sardoal e Torres Novas, vai dar formação prática aos candidatos em áreas como empreendedorismo, inovação, comunicação e uso de ferramentas digitais, e também trabalhar mais aprofundadamente outras áreas que sejam respostas necessárias à realidade de cada localidade. O objetivo é criar uma rede de líderes locais, capacitados para conduzir iniciativas de desenvolvimento sustentável nas suas localidades, facilitando a fixação em territórios rurais e dando poder às comunidades para impulsionar o seu desenvolvimento.

A Rural Move – Associação para a Promoção do Investimento em Territórios de Baixa Densidade, sediada em Miranda do Douro, tem como objetivo incentivar o investimento e o repovoamento dos territórios rurais. Para Luísa Ribeiro, da Rural Move, “o prémio AGIR, da REN, vai permitir que tenhamos mais recursos para a implementação do projeto da Academia e que o possamos trabalhar de forma mais próxima das comunidades e das localidades onde vai ser desenvolvido. É mais um passo no sentido a quebrar o ciclo vicioso da desvalorização e despovoamento de zonas rurais, criando novas oportunidades que tornem estes territórios mais atrativos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário