“Mítico, bíblico, romanesco e histórico”, assim caracteriza o município de Vila Flor os azeites do concelho, que estiveram em destaque na abertura da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.
O azeite de Vila Flor exibe prémios, menções honrosas e medalhas, não só em Portugal como além-fronteiras, “fruto da sua qualidade inegável, temperando os saberes e os sabores que as suas gentes teimam em preservar e cultivar”, refere o presidente da Câmara, Pedro Lima.
Entre os rios Tua, Sabor e Douro, cerca de 1 000 000 de oliveiras, expostas ao clima produtor de aromas e sabores únicos, dão origem a um dos produtos mais importantes do concelho, considerados por muitos, como os melhores do mundo.
Uma das particularidades do azeite produzido em Vila Flor está diretamente relacionada com a composição varietal dos olivais, que produzem um azeite com características organoléticas únicas. As principais variedades de oliveira existente no concelho são a verdeal transmontana, madural, cobrançosa, cordovil e redondal.
“Pelas suas características específicas e qualidades gustativas excecionais, que o fazem distinguir dos demais azeites do país, é intenção do Município mostrar, promover e divulgar este produto endógeno através da sua degustação e provas na expetativa que esteja cada vez mais presente na mesa dos portugueses, por forma a sublinhar os paladares dos alimentos, ligando-os e respeitando-os, tornando-os mais saudáveis, ricos e prazerosos”, remata Pedro Lima, que na BTL conduziu pessoalmente a apresentação dos azeites e a prova de degustação, realizada no stand da Comunidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CIM TT).
Sem comentários:
Enviar um comentário