Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Terminadas obras na igreja da Santa Casa da Misericórdia de Freixo de Espada à Cinta

 Já estão concluídas as obras na igreja da Santa Casa da Misericórdia de Freixo de Espada à Cinta

O município decidiu avançar com uma candidatura para conseguir recuperar o imóvel que estava em avançado estado de degradação. Foram feitos trabalhos de requalificação interna e externa da igreja, explica o presidente da câmara, Nuno Ferreira. “Os trabalhos feitos foram bastante minuciosos, de arte sacra, nos altares, no telhado, sobretudo de todo a parte envolvente da igreja, evitando que esta ruísse e isso já se conseguiu. Isso já não está a acontecer porque se interveio na hora certa”.

As obras custaram 600 mil euros, 85% financiado por fundos comunitários, e o restante pelo município. O autarca salienta a importância desta candidatura para requalificar a igreja. “Sobretudo para privilegiar aquilo que é a recuperação do património religioso. Entrámos aqui numa vertente do turismo religioso. Neste momento já é um dado adquirido. Valeu a pena este executivo empenhar-se fortemente para requalificação deste edificado e é um património activo, para as pessoas poderem visitar, os turistas, e sobretudo para os nossos munícipes que veem um activo ser valorizado”.

De acordo com o provedor da Misericórdia de Freixo de Espada à Cinta, há anos que se tenta arranjar financiamento do Ministério da Cultura para requalificar o imóvel. Por isso, José Santos considera que as obras eram essenciais tendo em conta a importância da igreja. “Tem um retábulo muito importante para a cultura do país. Estamos felizes. A misericórdia está agradecida do que se fez por aquela igreja”.

A igreja da Misericórdia de Freixo de Espada à Cinta foi fundada nos primeiros anos do século XVI e tem uma arquitectura quinhentista, maneirista e barroca.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário