Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Viagens de comboio, caminhadas e gastronomia: amendoeiras em flor já vestem a paisagem do Douro Superior

 Os municípios do território do Douro Superior esperam milhares de visitantes nas várias iniciativas para assinalar a época das amendoeiras em flor, um espetáculo natural de beleza única, que anuncia a chegada da primavera. Há passeios de comboio e festivais gastronómicos para animar a região.

Amendoeiras em flor em Figueira de Castelo RodrigoTurismo Centro de Portugal

Os municípios do território do Douro Superior esperam milhares de visitantes nas festividades associadas à éppoca das amendoeiras em flor, um espetáculo natural que anima a economia rural da região até ao fim de março.Nos vales dos rios Maçãs, Sabor, Tua, Côa e Douro, as amendoeiras estão já a começar a ficar cobertas de flor, dando um colorido branco e rosa que marca o fim do tempo invernoso e anuncia a chegada da primavera.

Amendoeiras em flor

No Douro Superior, os concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Moncorvo, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta e Mogadouro promovem um vasto programa de atividades que se prolonga durante o mês de março, com muita música, atividades desportivas, de cultura e lazer. Fora do âmbito deste território, também os concelhos de Alfândega da Fé e Vila Flor, inseridos na terra quente transmontana, elaboraram os próprios programas que decorrem por esta altura do ano.

Viagens de comboio

O concelho de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, é um dos que mais aposta nestas festividades da Amendoeira em Flor e desta vez a CP e o município renovaram uma parceria "bem-sucedida em 2023" para promover o território que junta o turismo ferroviário e a cultura. As viagens entre o Porto e estação do Pocinho, com ligação de autocarro a Foz Coa realizam-se nos fins de semana de 17 e 18, e 24 e 25 de fevereiro, e ainda 2 e 3 de março, e custam €49.

Entre 16 de fevereiro e 3 de março, Foz Coa recebe mais uma edição da já famosa Festa da Amendoeira em Flor, com muita animação, musica, passeios pedestres, bicicleta e motas. No espaço da feira estão expostos produtos locais, com destaque para a amêndoa. Os alojamentos e restaurantes do concelho também se associam à festa.

De acordo com este município, o investimento este ano rondará 300 mil euros nas festividades da Amendoeira em Flor, afirmando fonte da autarquia que o retorno será bem maior porque esta iniciativa mexe com toda a economia do concelho e são esperados milhares de visitantes de todo o país e do estrangeiro.

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, e 2 e 3 de março, Freixo de Espada à Cinta volta a afirmar-se como "Capital da Amendoeira em Flor", com a realização, pelo 3.º ano consecutivo, da Feira da Amendoeira em Flor. Ao longo de dois fins de semana, "todos os caminhos seguem em direção à vila mais manuelina de Portugal, que apresenta uma excelente programação para celebrar a beleza das Amendoeiras em Flor", indicou o município em comunicado.

Mogadouro abre as festividades no dia 1 de março com a Feira Franca dos Produtos da Terra, sendo que há atividades que foram canceladas e outras transitam para outras datas devido os condicionalismos provocados pelas eleições legislativas de 10 de março, avançou fonte municipal. Já em Torre de Moncorvo, e de acordo com a programação publicada na página do município, as festividades têm início a 9 de março e terminam no dia 31 e o destaque vai para o mercadinho da Amendoeira em Flor, Rota da Pipas e Matança do Porco e o Festival Gastronómico da Churra da Terra Quente, tudo isto por entre caminhadas e apresentação de livros.

Já por Miranda do Douro celebram-se os 25 anos do Festival de Sabores Mirandeses, iniciativa que termina domingo, dia 18 de fevereiro. De acordo o município mirandês, "este é já um evento de referência na região que pretende desenvolver, apoiar e reforçar a competitividade dos produtos tradicionais e locais, desde o artesanato, a doçaria e as raças autóctones (Vitela Mirandesa, Cordeiro de Raça Churra Galega Mirandesa, porco e seus derivados)".

Em Figueira de Castelo Rodrigo, a Festa da Amendoeira em Flor promete um programa recheado de espetáculos musicais, atividades desportivas, culturais e as tradicionais tasquinhas, nos fins semana de 23 a 25 de fevereiro e de 1 a 3 de março.

Aproveitando os tons brancos e rosa da paisagem natural que atraem os turistas a este território, cada um dos concelhos envolvidos faz as suas apostas culturais e gastronómicas para os cativar. Para as autarquias promotoras destas iniciativas, a música, a gastronomia, o desporto e diversos certames de produtos tradicionais são os ingredientes para que os meses fevereiro e março sejam "de excelência" neste território que abrange os distritos de Bragança e da Guarda.

Sem comentários:

Enviar um comentário