Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Zona Industrial de Mirandela alargada com mais 41 lotes

 A Câmara de Mirandela conta lançar neste primeiro trimestre as candidaturas para atribuição de 41 novos lotes resultantes da ampliação da Zona Industrial (ZI), disse a presidente do município.


Atualmente, a ZI de Mirandela, perto da saída Norte da Autoestrada n.º4 (A4), tem 137 lotes com 850 postos de trabalho, 45% dos quais referentes à indústria transformadora.

Com este alargamento de 13,5 hectares, vão poder passar a 178. Espera-se que possam gerar 165 novos empregos.

Segundo Júlia Rodrigues, está já também em estudo a criação de uma nova ZI, devido à elevada procura, acima da oferta, para a área de acolhimento empresarial expandida.

Num “processo longo que demorou vários anos”, e mais tempo do que o que gostariam, disse Júlia Rodrigues aos jornalistas numa visita à empreitada, está agora perto a fase de candidaturas de distribuição dos terrenos, cujo regulamento já está aprovado.

“(…) Contamos no primeiro trimestre deste ano lançar o aviso de candidatura.(...) Para 41 lotes temos praticamente 70 empresas que demonstraram interesse em terrenos na zona de expansão. (...) Temos a convicção que esta área de expansão vai fazer a diferença também na criação de postos de trabalho (...)”, adiantou a autarca.

Por isso, afirmou ainda Júlia Rodrigues, o concurso tem critérios para a aprovação, como a capacidade de criação de postos de trabalhos ou a sustenbilidade ambiental. Neste último âmbito, para tornar o espaço mais verde, estão a ser plantadas 1.000 árvores novas.

O município mirandelense submeteu em 2018 uma candidatura ao Programa Regional do Norte, o NORTE2020. A empreitada que arrancou em 2021 custou quase 2,5 milhões de euros, comparticipada a 85%, está agora concluída. Foram feitos trabalhos de terraplanagens, pavimentação, sinalização, iluminação e ligações para luz, gás e água.

Júlia Rodrigues avançou ainda que, tendo a elevada manifestação de interesse por lotes no último ano e meio, está já em estudo uma nova Zona Industrial, junto à saída Sul da A4 e que prevê ocupar 20 hectares.

“Estamos já a trabalhar com a revisão do Plano Diretor Municipal, com um estudo de viabilidade económica e financeira para uma nova Zona Industrial. Criámos uma unidade operativa de planeamento e gestão junto ao nó [Sul] da A4 (…)”, explicou Júlia Rodrigues. 

A presidente afirmou ainda que têm como objetivo que dentro de uma década Mirandela seja “o motor do desenvolvimento económico da região”, quer pela centralidade quer pelas “grandes e boas empresas” que apostam no concelho do distrito de Bragança. Por isso, é necessário investir na "dispobinilidade de terrenos" para fixar negócios.

A socialista admitiu que é um processo moroso, que o município quer começar o mais rápido possível.

“(…) Temos que começar já, para que antes ainda de termos esta nova área de expansão da ZI repleta de empresas possamos ter outras oportunidades de recolocações e para novas empresas que se queiram fixar em Mirandela”, concluiu Júlia Rodrigues. 

TYR // LIL
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário