Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Feira da Alheira começa amanhã e decorre até domingo em Mirandela

 Amanhã Mirandela acolhe a vigésima quarta edição da Feira da Alheira


O certame tem entrada gratuita e termina a 3 de Março.

Segundo a presidente da câmara, Júlia Rodrigues, a feira acontece nos mesmos moldes que no ano passado, mas há novidades. “Vamos incluir actos venatórios e, no fundo, vamos replicar o modelo do ano passado, portanto estender por toda a cidade, do Parque do Império até ao Mercado Municipal, a feira. Julgamos que foi um modelo que resultou e vamos replicar. Vamos ter cerca de 90 expositores, julgo que vai ser um evento que marca toda a região, esperando muitos milhares de visitantes”, sublinhou.

No concelho há 12 cozinhas regionais e sete indústrias dedicadas à produção do enchido, das quais cinco confeccionam alheiras com Indicação Geográfica Protegida.

A Feira da Alheira de Mirandela conta ainda com o Espaço Saborear, onde estarão quatro chefes, para dar a conhecer as melhores técnicas de trabalhar produtos locais, entre eles a alheira.

Estima-se que a fileira da alheira gera cerca de 30 milhões de euros anuais. “Julgamos que postos de empregos directos e indirectos e também a nível de produtividade é o produto, sem dúvida, que mais certifica no território nacional e aquele que tem mais projecção além-fronteiras, dentro daquilo que são os produtos de Indicação Geográfica Protegida”, vincou a autarca.

O orçamento ronda os 200 mil euros. A feira é organizada pela câmara e pela associação comercial.

A animação musical estará a cargo da cantora Rebeca, no dia 1 de Março, e, no dia seguinte, de Jorge Guerreiro. O encerramento do certame será feito pela Banda 1º de Maio de Mirandela, no dia 3. Mas, ao longo dos dias de feira, estão previstas várias arruadas musicais.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário