Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Festival do Butelo e das Casulas decorre em Bragança até ao Carnaval

 Dois dos produtos mais representativos da cultura gastronómica transmontana estão em destaque desde o dia 9 de Fevereiro, no Festival do Butelo e das Casulas, em Bragança


Nas terras frias de Trás-os-Montes mandava a tradição que, com a chegada do Carnaval, as mesas fossem postas com o tradicional butelo com casulas. O butelo, a “jóia do fumeiro”, foi criado para o aproveitamento do porco, envolvendo a bexiga ou o bucho, com um recheio de ossos de suã, explicou Filipe Teles, um dos produtores que marcou presença no certame. “Acaba por lhe conferir um sabor diferente e penso que será esse sabor diferenciador dos outros enchidos e o facto de só poder ser comido cozido é que o torna tão característico”, acrescentou.

No rodopio dos visitantes ao longo dos dias do Festival, destacavam-se os vizinhos espanhóis, que, depois de provarem o tradicional butelo “compram em grandes quantidades”. Isabel Pereira, também expositora, fala em boas vendas, apesar de ter aumentado o preço do produto. “Este ano está um bocadinho mais caro, porque aumentou o preço do azeite, do pão, a carne também subiu um bocadinho, então teve que se aumentar um bocadinho. Está a 17 euros o quilo”, referiu.

Francisco Figueiredo, Grão-Mestre da Confraria do Butelo e da Casula, explica que, no concelho de Bragança, “ainda há cerca de 10 produtores de butelo”, mas é um número que nos últimos anos tem diminuído e pode ser preocupante para se manter a tradição. “Quanto menos pessoas são a produzir, menos pessoas são a vender, menos produto chega ao mercado. Se não o produzimos, as pessoas não o consomem e pode cair em desuso”, lamentou.

Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, marcou presença no Festival brigantino na passada sexta-feira e fala de “um grande orgulho” neste tipo de actividades, tendo em conta que “a hotelaria estava completamente esgotada”.

Independentemente do mau tempo, a autarquia está confiante que o evento seja um sucesso. Paulo Xavier, presidente da Câmara Municipal em exercício, aponta que Bragança tem tudo a seu favor, para fazer de Bragança um grande ponto turístico. “ Este evento não é só a marca Bragança, é mais do que isso, é a nossa identidade, a nossa tradição e puxa pela nossa economia”, salientou.

O Butelo e as Casulas fazem de Bragança um dos principais destinos na região, num fim-de-semana marcado por variadas actividades em todo o distrito.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves/Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário