Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Concerto em memória do padre Joaquim Leite

 O padre Joaquim Leite, falecido a 7 de março de 2023, aos 85 anos, vai ser homenageado com um concerto, in memoriam, no próximo dia 13 de agosto, pelas 22h30, no santuário da Nossa Senhora da Assunção, em Vila Boas, concelho de Vila Flor.


Sob o título: “Servo Fiel - Concerto em memória do P. Joaquim Leite” onde serão tocadas obras de Bach, Saint Saens e outros compositores, no renovado órgão de tubos.

Natural de Lodões, concelho de Vila Flor, fez os estudos na École de L’Analyse Transactionelle (Paris), no Instituto Gregoriano de Lisboa, na Faculdade de Letras de Lisboa e no Seminário de São José de Bragança.

Ordenado presbítero em 25 de julho de 1965, por D. Manuel de Jesus Pereira, o Pe. Leite foi Pároco de Lousa (Torre de Moncorvo) e capelão militar em Silva Porto (Angola), entre 1969 e 1972. Dedicou-se ao Seminário de São José, em Bragança, como prefeito e diretor espiritual e mais tarde rumou a França, onde foi capelão das comunidades portuguesas, nomeadamente na Diocese de Creuteuil. Em 2005 regressou a Portugal e entregou-se à formação no Seminário São José, até ao ano de 2016. Foi colaborador na Unidade Pastoral Senhora da Assunção, nomeadamente nas comunidades de Assares, Benlhevai, Candoso, Carvalho de Egas, Freixiel, Folgares, Vieiro, Junqueira, Lodões, Mourão, Nabo, Samões, Sampaio, Nozelos, Santa Comba da Vilariça, Seixo de Manhoses Trindade, Macedinho, Valbom, Vale Frechoso, Valtorno, Alagoa, Vila Flor, Arco, Vilarinho das Azenhas, Vilas Boas, Meireles e Ribeirinha. Membro do Conselho Presbiteral da Diocese de Bragança-Miranda foi também assistente espiritual do Movimento Vida Ascendente. Dedicou-se a sua vida à música litúrgica e à escrita, tendo sido colunista do jornal “Mensageiro de Bragança” e autor de vários livros.

Sem comentários:

Enviar um comentário