Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 10 de janeiro de 2026

Charolo com mais de 200 roscas na Festa de S. Gonçalo em Outeiro

 A aldeia de Outeiro cumpriu este sábado a tradição da Festa de S. Gonçalo, onde o charolo com mais de duas centenas de roscas encantou os presentes.


Trata-se de uma festa única no distrito de Bragança, com momentos tradicionais que se realiza na localidade desde o século XVIII. “Está cada vez mais viva. As roscas [um bolo típico de forma redonda] foram confecionadas pelos 10 mordomos deste ano durante dois dias para enfeitar o charolo, que é um andor que é preenchido na totalidade, bem como aos cinco ramos, o que requer muitas horas de trabalho”, referiu Rui Caseiro, da organização.

Durante a manhã foi celebrada a eucaristia, seguida da procissão com o charolo pelas ruas da aldeia. À tarde antes da arrematação das roscas realizou-se a dança da rosca.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário