Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Encerramento parcial do balcão da Caixa Agrícola de Parada continua a preocupar a população

 O balcão da Caixa de Crédito Agrícola de Parada, no concelho de Bragança vai manter a redução dos dias de atendimento apesar do abaixo-assinado dos autarcas


O balcão de Parada é o único serviço bancário existente nesta zona rural e serve várias localidades da freguesia e arredores. A decisão, anunciada em dezembro no âmbito de uma reestruturação do serviço, foi entretanto reafirmada numa reunião recente entre a administração da Caixa Agrícola e os autarcas. O presidente da União de Freguesias de Parada e Faílde confirma que não houve qualquer recuo por parte da instituição. “Que é para manter a situação, para manter os dois dias por semana e depois queriam avaliando da necessidade ou não, de abrir mais dias. Porque as pessoas às vezes podiam reagir de forma a levantar as economias e as poupanças. Porque dizem que em termos de movimentos não justificava o balcão de Parada estar aberto”, explicou Hervé Gonçalo.

Segundo o autarca, a Caixa Agrícola baseia a decisão nos números de atendimento do balcão, que rondam os 25 movimentos diários. “Eles apresentaram uns números do Balcão que apresentava 25 movimentos por dia e 124 movimentos semanais e dizem que isso é perfeitamente aceitável, apenas um funcionário em duas vezes por semana efetuar. O que também gostaríamos, nós enquanto até Junta de Freguesia, é que por vezes as pessoas se servissem do balcão de Parada, para efetuar movimentos e outro tipo de situações, porque por vezes as pessoas reclamam que não temos o serviço, mas se calhar até são titulares de outras entidades bancárias”.

Hervé Gonçalo admite que a perda de serviços tem impacto na população, sobretudo por ser um território envelhecido, onde os serviços digitais não resolvem o problema e as soluções mais próximas ficam a mais de 20 quilómetros.

A população chegou a entregar um abaixo-assinado com várias centenas de assinaturas, mas a medida mantém-se. Os autarcas alertam agora para tempos de espera mais longos e defendem uma maior utilização do balcão para garantir a sua continuidade.

Escrito por rádio Brigantia
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário