Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Filandorra projeta o futuro ao celebrar 40 anos de teatro no interior

 A Filandorra – Teatro do Nordeste celebra quatro décadas de existência, mas continua a olhar em frente, com novos projetos artísticos, aposta na formação e uma ligação forte e permanente às comunidades do interior do país.


O diretor artístico da Filandorra, David Carvalho, recorda o surgimento do projeto e as dificuldades sentidas nos primeiros anos de atividade:

Quarenta anos depois, a Filandorra mantém uma rede de trabalho regular com cerca de 25 municípios e aposta não só na criação artística, mas também na formação e na fixação de profissionais no interior. Segundo David Carvalho, estão já previstos vários projetos de grande dimensão para o futuro próximo:

Para além das novas criações, a companhia está também a preparar um congresso internacional dedicado ao teatro no interior do país, uma iniciativa inédita que pretende valorizar o trabalho artístico fora dos grandes centros urbanos:

Com quase 100 produções, um percurso reconhecido dentro e fora de Portugal, a Filandorra entra nos 40 anos com a mesma missão de sempre: levar o teatro às pessoas, criar públicos e provar que a cultura também se faz, cresce e se afirma no interior do país.

Cátia Barreira

Sem comentários:

Enviar um comentário