O Padre transmontano, José Luís Pombal, foi nomeado Capelão do Papa Leão XIV. O Sacerdote da Diocese Bragança Miranda recebeu o título honorífico de Monsenhor, uma distinção atribuída pelo Santo Padre a alguns Sacerdotes como reconhecimento dos serviços prestados à Igreja.
Em comunicado emitido pela Diocese Bragança – Miranda, o Sacerdote refere que este título não lhe pertence apenas a si, mas a todo o presbitério de Bragança-Miranda.
O sacerdote de 40 anos, mencionou ainda que este reconhecimento surge do seu trabalho de “todos os dias” e que “implica uma particular vizinhança ao Santo Padre e pretende coadjuvá-lo no exercício da sua missão”.
Também o Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, congratulou tanto o Padre, como o Presbitério e toda a Diocese de Bragança-Miranda, pelo reconhecimento atribuído por Leão XIV.
Monsenhor José Luís Pombal é Natural de Mós, no concelho de Torre de Moncorvo. Estudou Teologia e foi ordenado sacerdote em 2010, na catedral de Bragança, por D. António Montes Moreira. Formou-se igualmente em História da Igreja pela Faculdade de História e Bens Culturais da Igreja na Universidade Pontifícia Gregoriana, em Roma. É doutorando em História, estando vinculado ao Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.
Foi pároco na Unidade Pastoral Senhora da Serra, no arciprestado de Bragança. Exerceu também funções como docente no Instituto Diocesano de Estudos Pastorais, membro do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional. É formador no Seminário Maior Interdiocesano de São José, em Braga, bem como diretor espiritual e formador no Seminário Diocesano de São José, em Bragança.
Desde 2021 é colaborador da Secretaria de Estado do Vaticano, mantendo simultaneamente as funções de diretor-adjunto do Tombo Diocesano Monsenhor José de Castro, em Bragança, instituição da qual foi anteriormente diretor.
Em 2023, integrou a comitiva que acompanhou o Papa Francisco na Visita Apostólica a Portugal.
Com esta nomeação, a Diocese de Bragança-Miranda conta atualmente com dois sacerdotes distinguidos com o título de Monsenhor: Adelino Fernando Paes, nomeado em março de 2015, e José Luís Amaro Pombal, nomeado em dezembro de 2025.
.png)
Sem comentários:
Enviar um comentário