Ontem, Bragança acolheu o 4º Colóquio do Atlântico dedicado ao brigantino Manuel Ferreira Deusdado.
O pedagogo, professor e filósofo, foi ainda um político interventivo na segunda metade do séc. XIX e primeira metade do séc. XX. Ferreira Deusdado também foi um percursor no âmbito de reformas educativas, como conta Isabel Valente, professora da Universidade de Coimbra. “Foi percursor na educação em Portugal, promoveu a reforma do ensino da geografia, introduzindo práticas pedagógicas inovadoras à época, dedica-se depois também à filosofia na escola de São Tomás de Aquino, propõe ainda uma profunda reforma do sistema penitenciário em Portugal”, explicou.
O homenageado também foi inovador no que diz respeito à publicação de uma revista de educação e de psicologia, como adianta a investigadora.
Para assinalar a data, também foi feito o lançamento de um carimbo comemorativo, como adiantou o director de filatelia dos CTT, Raul Moreira.
Manuel Ferreira Deusdado nasceu em Rio Frio, concelho de Bragança a 7 de Abril de 1858. Faleceu em Lisboa, 21 de Dezembro de 1918. O 4º Colóquio do Atlântico começou em Bragança. Mas a vida, pensamento e obra de Ferreira Deusdado vão ser também relembrados em Lisboa e Angra do Heroísmo, onde viveu parte da sua vida.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário