Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Gastronomia com Vinho do Porto: vencedores com pronúncia do norte

O 10.º Concurso de Gastronomia e Vinho do Porto contou com a participação de 100 restaurantes, mas foi arrebatado por chefs nortenhos.

O mais antigo concurso de gastronomia e vinhos - Gastronomia com Vinho do Porto - teve como vencedores chefs nortenhos, que arrebataram os prémios individuais - melhor entrada, prato e sobremesa - na 10.ª edição desta iniciativa organizada pelo Instituto dos Vinhos do Duro e do Porto (IVDP).

Valorizar o rico património gastronómico nacional é outro dos objetivos deste concurso. A participação recorde de uma centena de restaurantes -- limite estabelecido pela organização - traduz o interesse e o entusiasmo gerado em torno deste concurso que tem como objetivo primordial a promoção dos vinhos do Porto e do Douro em harmonização com propostas gastronómicas que vão da entrada à sobremesa.

Um exercício marcado pela criatividade e que tornou muito difícil a escolha dos melhores por parte de um júri, que percorreu 3 300 quilómetros durante oito semanas, cruzando Portugal continental de norte a sul.

Chefes de cozinha e técnicos especialistas do IVDP visitaram todos os restaurantes inscritos e integrados em três categorias - tradicional/típico; informal/casual e gastronómico/fine dining -- e avaliaram as propostas gastronómicas elaboradas de acordo com as regras do concurso.

Os distinguidos

No plano individual, os vencedores foram:

Melhor entrada: restaurante O Geadas, Bragança, com "couscous de cogumelos com perdiz estufada" & Porto Graham"s 30 Anos;

Melhor prato: Restaurante Sra. Peliteiro, Esposende, com "filet mignon com molho de pimentas, cantarelos, puré de batata doce e nabo baby" & Porto Portal LBV 2011;

Melhor sobremesa: restaurante Ferrugem, Vila Nova de Famalicão, com "queijos portugueses, figo pingo-de-mel com vinagre e folhas secas de amêndoa" & Porto Andresen Branco 20 Anos;

Melhor promoção do concurso: restaurante Jardim, Hotel Axis Vermar, Póvoa de Varzim;

Melhor carta de vinhos do Porto: Restaurante Rei dos Leitões, Mealhada.

Com o diploma "ouro" foram distinguidos 28 restaurantes: O Geadas: Ferrugem; Sra. Peliteiro; Salpoente; Oficina: O Rei dos Leitões; Wish; Padaria; A Lúria; Aladin; Rib and Beef/Hotel Pestana Ribeira; Dom Joaquim; Barão de Fladgate; Brasão; Dux Bistrot; Reserva da Vila; A Brasileira/Hotel Pestana Porto; Quinta do Arneiro; Ignácio; Porto Santa Maria; Cancela Velha; Quinta do Portal; Fiado; Palatium/Hotel Pestana Palácio do Freixo; Incomum by Luís Santos; Tomba Lobos; La Terraza.

António Catarino
TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário