O 10.º Concurso de Gastronomia e Vinho do Porto contou com a participação de 100 restaurantes, mas foi arrebatado por chefs nortenhos.
O mais antigo concurso de gastronomia e vinhos - Gastronomia com Vinho do Porto - teve como vencedores chefs nortenhos, que arrebataram os prémios individuais - melhor entrada, prato e sobremesa - na 10.ª edição desta iniciativa organizada pelo Instituto dos Vinhos do Duro e do Porto (IVDP).
Valorizar o rico património gastronómico nacional é outro dos objetivos deste concurso. A participação recorde de uma centena de restaurantes -- limite estabelecido pela organização - traduz o interesse e o entusiasmo gerado em torno deste concurso que tem como objetivo primordial a promoção dos vinhos do Porto e do Douro em harmonização com propostas gastronómicas que vão da entrada à sobremesa.
Um exercício marcado pela criatividade e que tornou muito difícil a escolha dos melhores por parte de um júri, que percorreu 3 300 quilómetros durante oito semanas, cruzando Portugal continental de norte a sul.
Chefes de cozinha e técnicos especialistas do IVDP visitaram todos os restaurantes inscritos e integrados em três categorias - tradicional/típico; informal/casual e gastronómico/fine dining -- e avaliaram as propostas gastronómicas elaboradas de acordo com as regras do concurso.
Os distinguidos
No plano individual, os vencedores foram:
Melhor entrada: restaurante O Geadas, Bragança, com "couscous de cogumelos com perdiz estufada" & Porto Graham"s 30 Anos;
Melhor prato: Restaurante Sra. Peliteiro, Esposende, com "filet mignon com molho de pimentas, cantarelos, puré de batata doce e nabo baby" & Porto Portal LBV 2011;
Melhor sobremesa: restaurante Ferrugem, Vila Nova de Famalicão, com "queijos portugueses, figo pingo-de-mel com vinagre e folhas secas de amêndoa" & Porto Andresen Branco 20 Anos;
Melhor promoção do concurso: restaurante Jardim, Hotel Axis Vermar, Póvoa de Varzim;
Melhor carta de vinhos do Porto: Restaurante Rei dos Leitões, Mealhada.
Com o diploma "ouro" foram distinguidos 28 restaurantes: O Geadas: Ferrugem; Sra. Peliteiro; Salpoente; Oficina: O Rei dos Leitões; Wish; Padaria; A Lúria; Aladin; Rib and Beef/Hotel Pestana Ribeira; Dom Joaquim; Barão de Fladgate; Brasão; Dux Bistrot; Reserva da Vila; A Brasileira/Hotel Pestana Porto; Quinta do Arneiro; Ignácio; Porto Santa Maria; Cancela Velha; Quinta do Portal; Fiado; Palatium/Hotel Pestana Palácio do Freixo; Incomum by Luís Santos; Tomba Lobos; La Terraza.
António Catarino
TSF
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário