Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Albufeira do Azibo, Macedo de Cavaleiros – Paisagem protegida!

A albufeira do Azibo está localizada a poucos minutos da cidade de Macedo de Cavaleiros. A sua natureza, tudo menos urbana, está protegida por Decreto de Lei – Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo -, e bem! É necessário preservar e valorizar o património natural. Ali, focado num trabalho de harmonização entre a vida selvagem, o habitat natural das várias espécies (fauna e flora), com as atividades de lazer e recreio ao ar livre. Fui até lá, num dos meus time off favoritos, a – mãe Natureza -.

Há várias razões para poder passar horas e horas felizes no Azibo. Além da paisagem envolvente, a natureza no seu estado mais puro, é também lá que estão duas das mais encantadoras e importantes praias fluviais do país. São elas as principais responsáveis por atrair milhares e milhares de pessoas ao Nordeste Transmontano nos dias quentes de verão. A poucos minutos uma da outra, a Praia da Fraga da Pegada e a Praia da Ribeira, uma é a praia fluvial com mais Bandeiras Azuis em toda a Europa, a outra, uma das 7 Maravilhas, Praias de Portugal.

Andei por lá num dia quente de inverno, sol aberto e brilhante. Perfeito para fotografar e – guardar -. Não tinha a agitação dos dias de verão, nem na água, nem nas várias infra-estruturas – parque de estacionamento, parque de campismo, restaurantes, cafés, WC, chuveiros, aluguer de equipamentos,… -. No entanto, estava lá tudo, a paisagem, a natureza!





Sem comentários:

Enviar um comentário