A albufeira do Azibo está localizada a poucos minutos da cidade de Macedo de Cavaleiros. A sua natureza, tudo menos urbana, está protegida por Decreto de Lei – Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo -, e bem! É necessário preservar e valorizar o património natural. Ali, focado num trabalho de harmonização entre a vida selvagem, o habitat natural das várias espécies (fauna e flora), com as atividades de lazer e recreio ao ar livre. Fui até lá, num dos meus time off favoritos, a – mãe Natureza -.
Há várias razões para poder passar horas e horas felizes no Azibo. Além da paisagem envolvente, a natureza no seu estado mais puro, é também lá que estão duas das mais encantadoras e importantes praias fluviais do país. São elas as principais responsáveis por atrair milhares e milhares de pessoas ao Nordeste Transmontano nos dias quentes de verão. A poucos minutos uma da outra, a Praia da Fraga da Pegada e a Praia da Ribeira, uma é a praia fluvial com mais Bandeiras Azuis em toda a Europa, a outra, uma das 7 Maravilhas, Praias de Portugal.
Andei por lá num dia quente de inverno, sol aberto e brilhante. Perfeito para fotografar e – guardar -. Não tinha a agitação dos dias de verão, nem na água, nem nas várias infra-estruturas – parque de estacionamento, parque de campismo, restaurantes, cafés, WC, chuveiros, aluguer de equipamentos,… -. No entanto, estava lá tudo, a paisagem, a natureza!
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário