Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

CIMO quer transformar um resíduo da pasta de papel em material para biorrefinarias

O Centro de Investigação da Montanha (CIMO) do Instituto Politécnico de Bragança está organizar a LignoCOST, uma rede do programa europeu COST que financia atividades de colaboração transnacional em todos os domínios científicos e tecnológicos para valorizar a lenhina, um resíduo da indústria da pasta de papel que apresenta elevado potencial para se tornar uma matéria-prima de futuro em diversos setores industriais, divulgou uma fonte.
O principal objetivo da ação LignoCOST é o de estabelecer uma rede que cubra toda a cadeia de valor da lenhina visando aplicações industriais sustentáveis. Atualmente a lenhina é pouco explorada devido à falta de informação sobre a sua disponibilidade industrial, aplicações sustentáveis e pegada ecológica.
No entanto, considerações económicas tornam sua valorização obrigatória, nomeadamente para viabilizar futuras biorrefinarias.
O CIMO-IPB organizou nos dias 13-14 de novembro no Hotel Régua Douro (Régua-Portugal) a reunião de coordenação e as reuniões dos grupos de trabalho da ação LignoCOST . Esta rede é coordenada pelo Doutor Richard Gosselink (Stichting Wageningen Research - Wageningen Food & Biobased Research) e conta com a participação de 34 países da União Europeia, para além de 4 parceiros de países vizinhos (Ucrânia, Líbano, Geórgia e Argélia) e 4 parceiros internacionais (África do Sul, Canadá, Colômbia e Nova Zelândia). O CIMO-IPB integra o grupo de coordenação da rede onde assume a função de responsável pelas ações de mobilidade (STSM - Short Term Scientific Missions).

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário