Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de março de 2020

Feira da Alheira de Mirandela este ano atinge recorde de expositores

Durante três dias a cidade de Mirandela concentra todos os seus saberes e sabores na XXI Feira da Alheira de Mirandela.

De 6 a 8 de março, a edição de 2020 contará com um número recorde de 93 expositores, mais 11 face ao ano anterior. Vários restaurantes apresentarão o que de melhor existe na região de Trásos-Montes e Alto Douro. Situado no Parque do Império e com entrada gratuita, este evento contará ainda com um programa de animação musical que certamente atrairá milhares de pessoas ao recinto da feira. Num stand específico para o efeito, uma das novidades para este ano será a caracterização teatral da produção daquela que é apelidada de Rainha da Gastronomia Mirandelense.

A Alheira de Mirandela, sob a garantia do selo de Indicação Geográfica Protegida (IGP), é um enchido à base de diversos tipos de carnes, pão e azeite. Esta iguaria típica da cozinha portuguesa assume uma importância económica extrema para o concelho. O destaque deste produto, que pode ser encontrado por toda a região transmontana, é resultado do facto de ser um produto artesanal, sendo a Alheira de Mirandela aquela que ganhou expressão nacional e internacional graças à industrialização.

Um negócio que ultrapassa os 30 milhões de euros, as 6 empresas produtoras, 8 cozinhas regionais e cerca de 20 lojas de vendas, criam cerca de 700 postos de trabalho.

Conhecida como Cidade Jardim, Mirandela é uma cidade situada no nordeste de Portugal. Banhada pelo rio Tua no seu interior, o contexto urbano e natural criam uma simbiose perfeita para quem visita este certame que vem crescendo ano após ano.

A par dos valores gastronómicos e naturais, os valores patrimoniais e culturais de Mirandela revelam a sua riqueza arquitetónica, ilustrada com distintos monumentos como o Palácio dos Távoras, do século XVII, o Palácio dos Condes de Vinhais, a antiga muralha da qual resiste ainda a Porta de Santo António, a Ponte Velha e muitos outros sítios que tornam Mirandela única no panorama transmontano.

A apenas cerca de 150 quilómetros de cidades como Porto, Braga, Viseu, Zamora ou de Ourense, a XXI Feira da Alheira de Mirandela irá certamente proporcionar aos visitantes uma  fuga de fim de semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário