Trilho e Miradouro de São Lourenço – Miradouro Olhos do Tua – Foz Tua – São Mamede de Ribatua – Miradouro do Ujo
A parte da manhã do segundo dia do roteiro do Vale do Tua é completamente dedicado às caminhadas. Por isso, calce as suas botas favoritas e rume até à aldeia de Pombal, ponto de partida do Trilho de São Lourenço, o nosso percurso pedestre favorito do Parque Natural Vale do Tua.
A parte da manhã do segundo dia do roteiro do Vale do Tua é completamente dedicado às caminhadas. Por isso, calce as suas botas favoritas e rume até à aldeia de Pombal, ponto de partida do Trilho de São Lourenço, o nosso percurso pedestre favorito do Parque Natural Vale do Tua.
O trilho tem sensivelmente 12 km e tem como pontos altos os fantásticos miradouros da Calçada de São Lourenço e de Barrabáz, dos quais se tem fantásticas vistas sobre o rio Tua. Pelo caminho irá percorrer uma calçada romana e ter a oportunidade de visitar as Termas de São Lourenço e ainda as antigas estações da Linha do Tua de São Lourenço e Santa Luzia.
Depois da caminhada, pegue no carro e vá até ao Miradouro S. Lourenço para desfrutar de uma magnífica vista sobre o Vale do Tua, emoldurada pela silhueta de São Lourenço talhada pela mão do escultor Paulo Moura.
Como já deve ter percebido, o segundo dia do roteiro do Vale do Tua é muito rico em miradouros. Outro de visita incontornável é o Miradouro Olhos do Tua que fica junto à pequena localidade de Castanheiro do Norte.
Aqui poderá ver o rio Tua a serpentear por entre os montes, formando uma imensa curva que faz lembrar uma ferradura, um pouco à semelhança do que acontece com o rio Colorado no Horseshoe Bend (Estados Unidos), ou com o Lago Skadar no Pavlova Strana (Montenegro). Simplesmente maravilhoso!
Continue a sua viagem pelo Vale do Tua rumando até à localidade de Foz Tua que, como o próprio nome indica, fica situado no local em que o rio Tua se encontra com o rio Douro e onde se encontra a histórica estação do Tua, onde a Linha do Tua se unia à Linha do Douro.
Para além de apreciar a paisagem, não deixe de visitar o Centro Interpretativo do Vale do Tua, um excelente espaço museológico onde poderá adquirir imensa informação sobre o Vale do Tua, a Linha do Tua e a Barragem do Tua. Falando de barragem, poderá observá-la de perto a caminho de São Mamede de Ribatua, o próximo ponto de paragem do nosso roteiro pelo Vale do Tua.
São Mamede de Ribatua é uma das aldeias mais castiças do Vale do Tua e dá imenso gosto deambular pelas suas estreitas ruelas enquanto se admira a arquitetura típica da região.
Os principais locais de interesse da aldeia são a bonita Igreja Matriz de São Mamede, o Pelourinho, a Ponte Romana sobre a ribeira de S. Mamede, o Jardim das Laranjeiras e a Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua, a mais antiga de Portugal (fundada em 1799).
Feche o segundo dia do seu roteiro pelo Vale do Tua no vizinho Miradouro do Ujo, onde pode desfrutar de mais uma esmagadora paisagem sobre a albufeira do rio Tua. De cortar a respiração!
Mapa do 2º dia do roteiro pelo Vale do Tua
CONTINUA...
Sem comentários:
Enviar um comentário