Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Roteiro visitar Vale do Tua: 2º Dia

 Trilho e Miradouro de São Lourenço – Miradouro Olhos do Tua – Foz Tua – São Mamede de Ribatua – Miradouro do Ujo
A parte da manhã do segundo dia do roteiro do Vale do Tua é completamente dedicado às caminhadas. Por isso, calce as suas botas favoritas e rume até à aldeia de Pombal, ponto de partida do Trilho de São Lourenço, o nosso percurso pedestre favorito do Parque Natural Vale do Tua.


O trilho tem sensivelmente 12 km e tem como pontos altos os fantásticos miradouros da Calçada de São Lourenço e de Barrabáz, dos quais se tem fantásticas vistas sobre o rio Tua. Pelo caminho irá percorrer uma calçada romana e ter a oportunidade de visitar as Termas de São Lourenço e ainda as antigas estações da Linha do Tua de São Lourenço e Santa Luzia.

Depois da caminhada, pegue no carro e vá até ao Miradouro S. Lourenço para desfrutar de uma magnífica vista sobre o Vale do Tua, emoldurada pela silhueta de São Lourenço talhada pela mão do escultor Paulo Moura.


Como já deve ter percebido, o segundo dia do roteiro do Vale do Tua é muito rico em miradouros. Outro de visita incontornável é o Miradouro Olhos do Tua que fica junto à pequena localidade de Castanheiro do Norte.


Aqui poderá ver o rio Tua a serpentear por entre os montes, formando uma imensa curva que faz lembrar uma ferradura, um pouco à semelhança do que acontece com o rio Colorado no Horseshoe Bend (Estados Unidos), ou com o Lago Skadar no Pavlova Strana (Montenegro). Simplesmente maravilhoso!


Continue a sua viagem pelo Vale do Tua rumando até à localidade de Foz Tua que, como o próprio nome indica, fica situado no local em que o rio Tua se encontra com o rio Douro e onde se encontra a histórica estação do Tua, onde a Linha do Tua se unia à Linha do Douro.


Para além de apreciar a paisagem, não deixe de visitar o Centro Interpretativo do Vale do Tua, um excelente espaço museológico onde poderá adquirir imensa informação sobre o Vale do Tua, a Linha do Tua e a Barragem do Tua. Falando de barragem, poderá observá-la de perto a caminho de São Mamede de Ribatua, o próximo ponto de paragem do nosso roteiro pelo Vale do Tua.


São Mamede de Ribatua é uma das aldeias mais castiças do Vale do Tua e dá imenso gosto deambular pelas suas estreitas ruelas enquanto se admira a arquitetura típica da região.


Os principais locais de interesse da aldeia são a bonita Igreja Matriz de São Mamede, o Pelourinho, a Ponte Romana sobre a ribeira de S. Mamede, o Jardim das Laranjeiras e a Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua, a mais antiga de Portugal (fundada em 1799).


Feche o segundo dia do seu roteiro pelo Vale do Tua no vizinho Miradouro do Ujo, onde pode desfrutar de mais uma esmagadora paisagem sobre a albufeira do rio Tua. De cortar a respiração!

Mapa do 2º dia do roteiro pelo Vale do Tua


CONTINUA...
Anabela e Alexandre

Sem comentários:

Enviar um comentário