Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Terra Natal e de Sonhos regressa a Bragança entre os dias 1 de Dezembro e 6 de Janeiro

 O investimento é de 200 mil euros no evento, a que se junta cerca de 80 mil em iluminação típica da quadra


A iniciativa regressa para a 7.ª edição depois de em 2020 não se ter realizado devido à pandemia, o que faz deste um evento muito aguardado segundo o presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias. "É um Natal aguardado há muito tempo, uma vez que é um evento de referência, que fez um interregno no ano passado. Será um evento que pretende envolver, de alguma forma, toda a comunidade, fazendo com que consigamos ter mais gente a aderir, com uma vertente turística importante. Vamos ver se efectivamente este ano conseguiremos ter aqui essas pessoas".

O espírito natalício vai espalhar-se pelo resto da cidade com a iluminação de natal e a realização de concertos das bandas de música de Izeda, Pinela, a banda filarmónica de Bragança e pelo Coral Brigantino em várias ruas, e chega também ao Teatro Municipal, com espectáculos natalícios, mas o autarca explica que a maioria das atracções vão estar concentradas no centro da cidade de Bragança. "O evento tem o seu epicentro na Praça Camões e na Praça da Sé, onde temos a pista de gelo, iluminação de Natal, a Casa do Pai Natal, o carrossel, a roda, o baloiço e as tasquinhas de Natal, que dão movimento e dinâmica ao evento, apreciadas por todos".

Hernâni Dias admite, no entanto, a possibilidade de a evolução da situação epidemiológica condicionar ou mesmo impedir a realização do evento. "Estávamos com uma perspectiva de a situação sanitária estar a um nível mais favorável. Desejamos que continuemos com uma situação relativamente confortável e que não tenhamos que tomar medidas mais drásticas, quer na utilização dos equipamentos, quer numa situação extrema de encerramento".

O Bragança, Terra Natal e de Sonhos tem como parceiros a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, o Nerba (Associação Empresarial do Distrito de Bragança) a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Bragança. Maria João Rodrigues, presidente da ACISB, espera que o evento ajude o comércio e restauração, tão afectados com a pandemia. "Temos perdas acentuadas no comércio tradicional, na ordem dos 30 a 50%. Há empresários que não estão com a carteira muito cheia mas, por serem, quase todas, empresas familiares, foram aguentando. Todos estão ansiosos há espera deste evento, que traz muita gente a Bragança. Esperemos mesmo que traga muita gente para os stock's começarem a sair".

O desporto continua também a estar ligado ao Terra Natal e de Sonhos, o trail urbano nocturno e caminhada, o natal a pedalar e o desfile de clássicos terão uma vertente solidária.

Uma das novidades é o “Wine Parking”, uma feira de vinhos de Trás-os-Montes, no parque de estacionamento da avenida Sá Carneiro de promoção do sector.

A chegada do pai Natal está agendada para o dia 1 de Dezembro.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário