A iniciativa regressa para a 7.ª edição depois de em 2020 não se ter realizado devido à pandemia, o que faz deste um evento muito aguardado segundo o presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias. "É um Natal aguardado há muito tempo, uma vez que é um evento de referência, que fez um interregno no ano passado. Será um evento que pretende envolver, de alguma forma, toda a comunidade, fazendo com que consigamos ter mais gente a aderir, com uma vertente turística importante. Vamos ver se efectivamente este ano conseguiremos ter aqui essas pessoas".
O espírito natalício vai espalhar-se pelo resto da cidade com a iluminação de natal e a realização de concertos das bandas de música de Izeda, Pinela, a banda filarmónica de Bragança e pelo Coral Brigantino em várias ruas, e chega também ao Teatro Municipal, com espectáculos natalícios, mas o autarca explica que a maioria das atracções vão estar concentradas no centro da cidade de Bragança. "O evento tem o seu epicentro na Praça Camões e na Praça da Sé, onde temos a pista de gelo, iluminação de Natal, a Casa do Pai Natal, o carrossel, a roda, o baloiço e as tasquinhas de Natal, que dão movimento e dinâmica ao evento, apreciadas por todos".
Hernâni Dias admite, no entanto, a possibilidade de a evolução da situação epidemiológica condicionar ou mesmo impedir a realização do evento. "Estávamos com uma perspectiva de a situação sanitária estar a um nível mais favorável. Desejamos que continuemos com uma situação relativamente confortável e que não tenhamos que tomar medidas mais drásticas, quer na utilização dos equipamentos, quer numa situação extrema de encerramento".
O Bragança, Terra Natal e de Sonhos tem como parceiros a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, o Nerba (Associação Empresarial do Distrito de Bragança) a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Bragança. Maria João Rodrigues, presidente da ACISB, espera que o evento ajude o comércio e restauração, tão afectados com a pandemia. "Temos perdas acentuadas no comércio tradicional, na ordem dos 30 a 50%. Há empresários que não estão com a carteira muito cheia mas, por serem, quase todas, empresas familiares, foram aguentando. Todos estão ansiosos há espera deste evento, que traz muita gente a Bragança. Esperemos mesmo que traga muita gente para os stock's começarem a sair".
O desporto continua também a estar ligado ao Terra Natal e de Sonhos, o trail urbano nocturno e caminhada, o natal a pedalar e o desfile de clássicos terão uma vertente solidária.
Uma das novidades é o “Wine Parking”, uma feira de vinhos de Trás-os-Montes, no parque de estacionamento da avenida Sá Carneiro de promoção do sector.
A chegada do pai Natal está agendada para o dia 1 de Dezembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário