Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 21 de março de 2022

Anta de Vilarinho da Castanheira (Anta da Pala Moura) (Carrazeda de Ansiães)

 Em Carrazeda de Ansiães existem duas antas que merecem a nossa visita: a Anta de Vilarinho da Castanheira e Anta de Zedes.


São raras as antas com boa qualidade turística no Distrito de Bragança, ao contrário de outras manifestações pré-históricas como os muitos povoados pré-românicos, alguns verdadeiramente notáveis, também em muito pela sua paisagem amiúde associada ao rio Douro. São exemplos:

-O Castro de Vale da Águia (Miranda do Douro);

–São João das Arribas (Miranda do Douro);

Carrazeda de Ansiães tem o seu património notável bem divulgado na internet e é do site do Centro de Interpretação do Castelo de Ansiães que retiramos o texto sobre a Anta de Vilarinho da Castanheira que colocaremos quase integralmente e apenas com ligeiras alterações.

“A anta de Vilarinho de Castanheira, de grandes dimensões, também conhecida como Pala da Moura, insere-se numa tipologia frequentemente observada na arquitectura funerária megalítica.

Esta anta, que já não apresenta qualquer vestígio da sua mamoa, estrutura-se com uma câmara poligonal composta por oito esteios onde se inclui a laje de cabeceira. Possui ainda a tampa e um corredor orientado a nascente. Desse primitivo corredor é possível observar quatro megálitos aparentemente ainda in situ.

 Na parte interna de um dos esteios pode-se percepcionar ténues vestígios de uma primitiva composição pictórica.

Próximo deste monumento existe ainda um moinho recuperado e integrado na sua paisagem original. Este é mais um motivo que poderá complementar a sua vista.”

Créditos Fotográficos: Apesar de ter colhido fotografias da Anta de Vilarinho da Castanheira decidi colocar a do amigo Jorge Delfim que com o seu “cantinho” muito tem tentado ajudar o distrito de Bragança.

Agradecimentos: O Portugal Notável esteve alojado no magnífico alojamento rural do Casal do Tralhariz (Castanheiro-Carrazeda de Ansiães) e visitou a Anta de Vilarinho da Castanheira, a convite deste ótimo Hotel Rural que apoia o turismo cultural.

Publicação original aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário