Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 29 de março de 2022

MIRANDELA PODE VIR A ACOLHER PROVA INTERNACIONAL DE CANOAGEM

 É A CONVICÇÃO DO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA QUE ELOGIA AS QUALIDADES NATURAIS DO RIO TUA E A ZONA VERDE ENVOLVENTE. "MIRANDELA ESTÁ PREPARADA PARA VOOS MAIS ALTOS", AFIRMOU VÍTOR FÉLIX NO ENCERRAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE FUNDO QUE CONSAGROU NOVAMENTE FERNANDO PIMENTA E TERESA PORTELA.


Pelo 14º ano consecutivo, Fernando Pimenta sagrou-se campeão nacional de fundo de canoagem, ao vencer, este domingo, em K1 sénior, a prova rainha de uma competição que envolveu cerca de mil atletas em representação de 50 clubes, com um total de 42 regatas disputadas durante o fim-de-semana, no espelho de água do rio Tua, em Mirandela.

“Larguei um bocado mal, não consegui ganhar a frente nem estar no grupo da frente, porque tive uns pequenos toques no início, mas depois foi tentar remediar e gerir a prova aos poucos sem provocar grande desgaste e felizmente consegui chegar à frente”, conta o atleta do Benfica, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que repetiu a vitória do ano passado, disputada em Mirandela, uma cidade que também já começa a ser talismã. “Foi um prazer volta a este local fantástico, onde nos acolhem sempre de uma forma bonita, houve uma boa organização e as condições aqui junto ao rio são muito boas porque tem espaço para os atletas, para os clubes, e para os simpatizantes da modalidade pudessem desfrutar deste convívio e da festa que é a canoagem”, afirma. 

Também Teresa Portela, do Benfica, repetiu o triunfo do ano passado no setor feminino. No balanço do campeonato nacional de fundo, o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem volta e elogiar as qualidades deste espelho de água. “Penso que até foi superior a 2021. Estamos muito satisfeitos e foi uma excelente promoção para a nossa modalidade”, afirma Vítor Félix que coloca mesmo a fasquia mais elevada para o futuro: “Mirandela está preparada para voos mais altos. As condições que aqui têm, com o espaço verde e as condições naturais que o rio Tua nos oferece, acho que podemos pensar num grande evento internacional aqui para Mirandela, assim o Município e o clube fluvial o queiram, estou certo que vão aceitar aquilo que será o nosso desafio”, refere o líder da canoagem em Portugal, sem concretizar a que tipo de prova se referia.

Na resposta, a presidente da Câmara de Mirandela diz estar pronta para dar esse salto. “Estamos muito orgulhosos de organizar este campeonato nacional e estamos prontos para receber outras provas, até internacionais, porque o rio Tua é um palco de excelência para a prática da canoagem e esperamos que traga mais jovens para o clube fluvial de Mirandela, para poder ter mais formação, porque também é a nossa aposta, e por outro lado manter este espírito de proporcionar a quem nos visita a possibilidade de praticar canoagem aqui no nosso espelho de água”, adianta Júlia Rodrigues.

Também o Clube Fluvial de Mirandela participou na competição com 7 atletas e Jorge Pires não tem dúvidas que a realização deste campeonato na cidade vai trazer mais gente para a prática da modalidade. “Para nós foi um grande orgulho voltar a receber esta prova e esperamos que os campeonatos voltem ano após ano para também nós conseguirmos ter mais atletas e obter mais qualificações”.

Pelo segundo ano consecutivo, o rio Tua, em Mirandela, voltou a ser palco do campeonato nacional de fundo de canoagem. 

Fica a expetativa de o espelho de água do rio Tua poder vir a receber uma prova internacional a curto prazo.

Artigo escrito por Fernando Pires (jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário