Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 16 de março de 2022

Macedo de Cavaleiros cria condições para acolher 50 refugiados ucranianos

 Estão criadas condições para Macedo de Cavaleiros receber, pelo menos, 50 refugiados da guerra e foi criado um Gabinete de Acolhimento de ucranianos de forma a ajudar estas pessoas que, eventualmente, busquem auxílio no concelho.


A estrutura junta-se a outras previamente existentes e pretende auxiliar na integração e acolhimento destas pessoas, como explica a vereadora, Sónia Salomé.

“O processo é liderado pelo CLAIM e trata-se de um gabinete específico que, no fundo, vai comandar a logística de todo este processo. O gabinete é liderado pela Proteção Civil, com os parceiros da rede social de Macedo de Cavaleiros. Vamos assegurar alimentação, apoio psicológico e educação, se for necessário. Também estão identificados locais para habitação, quer do município quer de outras instituições, que se voluntariaram com camas. Com estas condições podemos receber cerca de 50 pessoas, com tudo assegurado. A Operação Colmeia também está envolvida no gabinete criado e vai ser por eles que vai passar a logística da alimentação e da própria inserção destas pessoas no mercado de emprego”, explicou.

E os locais para habitação já estão identificados.

“O Centro de Acolhimento de Salselas, que normalmente serve para acolhimento turístico, no âmbito do Geopark Terras de Cavaleiros. Temos também camas disponíveis em Balsamão e no Centro Dom Abílio Vaz das Neves.

Nesta fase avançaremos com estas camas, depois se a situação evoluir, veremos”, adiantou.

Além das estruturas identificadas para dar abrigo a migrantes, tem havido ainda famílias a oferecerem-se para receber estas pessoas, conta o presidente da junta de Macedo, Sérgio Borges.

Para já, ainda se aguarda para saber se virão ou não refugiados da Ucrânia para Macedo de Cavaleiros.

Os pontos de recolha de bens, disponíveis na cidade de Macedo, continuam abertos para receber bens que serão depois feitos chegar à Ucrânia. Os primeiros bens já foram enviados. 

Escrito por Rádio Onda Livre (CIR)
Foto: DR.

Sem comentários:

Enviar um comentário