quinta-feira, 19 de maio de 2022

Festival Simbiose vai levar espectáculos de homenagem a elementos culturais da região a Macedo, Miranda e Vinhais

 Os concelhos de Vinhais, Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro vão receber, nos próximos dias, o Festival Simbiose.


Esta é a primeira edição da iniciativa, que junta os três municípios transmontanos, que viram aprovada uma candidatura conjunta para dinamizar o território.

Segundo o coordenador do projecto, João de Medina, o festival apresenta-se como uma proposta inovadora, que tem por base a coprodução e itinerância de espectáculos focados em elementos identitários de Trás-os-Montes, envolvendo a participação da comunidade e de grupos culturais locais.

“Numa fase inicial estávamos a tentar trazer para a candidatura elementos como o património imaterial, o património natural e construído. No imediato nos surgiu as necessidades de abranger outros territórios de Trás-os-Montes e achámos que seria uma candidatura bastante completa se tivéssemos representados municípios do planalto, da terra fria e da terra quente. Vinhais, Miranda e Macedo respondem a este desafio e começámos a pensar neste conceito de simbiose, vamos misturar os diferentes patrimónios e quisemos trazer diferentes artes performativas”, sublinhou.

Artur Marques, vereador da câmara de Vinhais, município onde foi, ontem, apresentado o festival, salienta a promoção do vasto território.

“O objectivo é promover o território e fazer esta geminação entre concelhos, promovendo a parte cultural também a dinamização das associações locais, dando a conhecer tudo o que se faz no nosso território a quem nos visita. Este festival é audaz e muito ambicioso”, sublinha.

O Festival Simbiose vai homenagear elementos culturais únicos da região, como as máscaras e caretos, os cantares e rituais, os bombos, os gaiteiros e os pauliteiros.

Contará com o Folia, que é produzido pela Ondamarela. Ricardo Baptista, desta empresa, explica que este é um espectáculo que parte de um trabalho com as comunidades locais, que prevê a composição, ensaio e apresentação de música criada especificamente para e sobre este território e conta ainda com uma banda local de renome...

“É um projecto mais na área da música, mas também cruza com o vídeo, o movimento a dança e a cenografia. Vai montar um espectáculo que vai ter a participação dos Galandum Galundaina e que vai itinerar pelos três municípios”, afirmou.

Ana Carvalhosa é da Circolando, entidade responsável pelo Nordeste. Este espectáculo, que envolve teatro, dança, vídeo e música também está a ser desenvolvido com a ajuda das comunidades locais, estando previsto um trabalho múltiplo com vários grupos.

“Tem sido uma grande descoberta, tanto do território e da riqueza que aqui existe, em territórios para nós desconhecidos, e está a ser muito interessante ver a reacção das pessoas das associações, há muito tempo que estavam paradas e têm tido uma abertura enorme”, adiantou.

O festival é apoiado pelo Programa Norte 2020, sendo que cada município recebeu 75 mil euros para o concretizar. As iniciativas, a decorrer nos três concelhos, começam já no dia 23 deste mês e prolongam-se até Setembro. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário