quinta-feira, 19 de maio de 2022

Miranda do Douro: Museu da Terra de Miranda celebrou 40 anos

 No 40º aniversário do Museu da Terra de Miranda, celebrado a 18 de maio, foi apresentado, em Miranda do Douro, o projeto de remodelação e ampliação do edifício, numa cerimónia em que foi homenageado o fundador, António Maria Mourinho e ocorreu a apresentação o III volume do Cancioneiro Tradicional Mirandês.


Edificado no centro da cidade de Miranda do Douro, o Museu Terra de Miranda (MTM) está instalado num imóvel do século XVII, que segundo os responsáveis apresenta limitações estruturais e as obras visam tornar o edifício contemporâneo e moderno.

No seu discurso alusivo ao 40º aniversário do Museu da Terra de Miranda, a diretora, Celina Pinto, chamou à atenção para a realidade do interior do país, onde “fecham escolas, hospitais e outros serviços, mas o museu permanece”.

A diretora informou que as obras de de ampliação e remodelação do museu têm um significado mais profundo e são um sinal de determinação das gentes da Terra de Miranda na luta contra o estigma da interioridade.

“Queremos desconstruir o estigma do interior e manter a nossa raiz e matriz de desenvolvimento social, cultural e económico”, disse.

De seguida a Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, felicitou o museu e os seus responsáveis pelos 40 anos de atividade em prol da região e enalteceu o trabalho do seu fundador, António Maria Mourinho.

“Celebrara os 40 anos do museu é celebrar também António Maria Mourinho”, disse.

Recorde-se que o museu da Terra de Miranda foi fundado, em 1982 pelo etnógrafo, etnólogo e arqueólogo, especialista em museologia, António Maria Mourinho, que dirigiu a instituição até 1991. Nesta homenagem, Helena Barril agradeceu a doação da pintura que retrata António Maria Mourinho, por parte da artista mirandesa, Balbina Mendes.

Na sua intervenção, a diretora regional da Cultura do Norte, Laura Castro, lembrou que o Museu da Terra de Miranda sempre foi um retrato das pessoas e da comunidade.

“As pessoas são o bem mais precioso”, destacou.

Sobre as obras de remodelação e ampliação que vão realizar no museu, Laura Castro, justificou que a renovação há muito que se exigia e indicou que o custo desta intervenção é de 800 mil euros, cofinanciada pelo Programa Operacional do Norte (Norte 2020).


Aproveitando o 40º aniversário do museu, a diretora regional de Cultura do Norte felicitou a funcionária, Rosa Silva, que celebrou também 40 anos ao serviço do Museu da Terra de Miranda.

Outro dos momentos altos do 40º aniversário do museu, foi a homenagem ao fundador António Maria Mourinho. Neste ato participou a pintora, Balbina Mendes, que destacou o papel primordial do padre Mourinho na herança cultural da Terra de Miranda e em especial, na preservação da língua mirandesa.

“Tudo o que soubéssemos dizer na língua mãe, isto é, em mirandês, o padre Mourinho valorizava”, disse.

Nesta cerimónia, foi também apresentado do III Volume do Cancioneiro Tradicional.

40º Aniversário do Museu da Terra de Miranda (fotos: Luís Almeida)

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário