sábado, 2 de julho de 2022

.... e diz-lhe para assentar…

 - Henriiiiiiiiiique… ó Henriiiiiqueeee anda cá depressa!!!

-Já vooouuu Mãe.

Fogo, é sempre assim…

- Já vooooooou... Mãe.

… Parece que adivinha, logo agora que me ia a isolar.

Paaaaaassaaaaa!

Tenho que ir fazer mais um recado. Lá ficamos a jogar com menos um… 2 contra 3.

- Henriiiiiiiiiiiiiiiique, és surdo ou quê?

- Já vooooooou... Mãe.

- Tenho que ir, esperai por mim, já volto.

- Sim Mãe!

- Vais à Senhora Antoninha e trazes 1 quilo de açúcar, do escuro, duas caixas de fósforos e meio litro de petróleo. Diz-lhe para assentar.

- Está bem Mãe.

Corda aos patins até ao Loreto. O António Teixeira e o Pedro, com menos um, deviam estar a “levar no pelo”.

- Bom dia Senhora Antoninha. Quero 1 quilo de açúcar do escuro, duas caixas de fósforos e meio litro de petróleo e é para assentar.

- Aqui tens, hoje não levas dois rebuçados de troco.

- Pois não, é para assentar…

- Mas levas este, toma.

- Obrigado Senhora Antoninha.

Mais corda aos patins, desta vez a subir, para casa levar a encomenda.

- Já posso ir Mãe?

- Podes! Não te esqueças de não vires a horas para o jantar. Ai de ti se não estiveres em casa quando o teu pai chegar. Se ele tiver que ir saber de ti já sabes que comes pela medida grossa.

- Tá bem, só vou acabar o jogo.

- Como estamos Teixeira?

- A perder 7 x 3. Com menos 1… só assim nos ganham.

- Vamos p´ra cima dos gajos.

Já não se vê a bola, já escureceu. Ainda dá, dizia eu…

Não acabou o jogo, só acabava aos 10. Estamos a perder 8 x 5. Amanhã continuamos.

… Cá para mim, quando um de nós tivesse que ir fazer um recado, o jogo devia ser interrompido e recomeçar quando estivesse a equipa completa… Fazem as regras assim porque lhes convém, aos mais velhos.

- Vai lavar essas bentas e essas mãos que metes nojo… se o teu pai te vê assim… já sabes…

Os dias corriam devagar, não havia pressa de chegar a lado algum, tínhamos tempo para tudo… penso que éramos muito felizes sem termos essa noção… nem o dinheiro nos fazia falta desde que houvesse uma bola, a luz do dia… um anzol, um metro de sediela, remisga, ou casquete… e um naco de pão com um cibo de… qualquer coisa. Não havia nenhum bairro que não tivesse quatro pedras a servirem de balizas.

Eu, tenho saudades! De tudo... até da sagacidade da Senhora Antoninha e da paz, pacatez e simplicidade do Senhor Antoninho!

HM

Sem comentários:

Enviar um comentário