Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Miranda do Douro: Família de gaiteiros homenageada em livro

 A Biblioteca Municipal António Maria Mourinho, em Miranda do Douro, foi o local de apresentação do livro de Mário Correia, “Gaiteiros em tradição – A família Fernandes”, uma obra que é uma biografia e homenagem a uma família de gaiteiros.


A obra foi apresentada ao final da tarde do dia 15 de julho e contou com a participação da presidente do município, Helena Barril.

A autarca de Miranda do Douro começou por elogiar a família Fernandes pela sua dedicação à música e à preservação da gaita-de-foles, nos concelhos de Miranda do Douro e de Mogadouro.

Referindo-se depois ao autor do livro, a presidente do município mirandês sublinhou que Mário Correia tem o mérito de interessar-se pelas tradições, pela investigação, pelo estudo e pela partilha do conhecimento.

Sobre o livro “Gaiteiros em tradição – a família Fernandes”, o autor, Mário Correia, disse que a obra inclui uma biografia e uma reflexão sobre estes músicos tradicionais.

“Sem memória, não há identidade” – Mário Correia.

O livro incliu um cd, com registos musicais do som da gaita-de-foles de vários gaiteiros.

Na sua intervenção, o gaiteiro, Henrique Fernandes, agradeceu a homenagem à sua família e recordou que antes de nascer já era gaiteiro, dada a tradição familiar.

“O meu bisavô e avô já eram gaiteiros. E eu sinto-me feliz por ter contribuído para a preservação desta tradição e também dos grupos de pauliteiros da Terra de Miranda” – Henrique Fernandes.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário