A obra foi apresentada ao final da tarde do dia 15 de julho e contou com a participação da presidente do município, Helena Barril.
A autarca de Miranda do Douro começou por elogiar a família Fernandes pela sua dedicação à música e à preservação da gaita-de-foles, nos concelhos de Miranda do Douro e de Mogadouro.
Referindo-se depois ao autor do livro, a presidente do município mirandês sublinhou que Mário Correia tem o mérito de interessar-se pelas tradições, pela investigação, pelo estudo e pela partilha do conhecimento.
Sobre o livro “Gaiteiros em tradição – a família Fernandes”, o autor, Mário Correia, disse que a obra inclui uma biografia e uma reflexão sobre estes músicos tradicionais.
“Sem memória, não há identidade” – Mário Correia.
O livro incliu um cd, com registos musicais do som da gaita-de-foles de vários gaiteiros.
Na sua intervenção, o gaiteiro, Henrique Fernandes, agradeceu a homenagem à sua família e recordou que antes de nascer já era gaiteiro, dada a tradição familiar.
“O meu bisavô e avô já eram gaiteiros. E eu sinto-me feliz por ter contribuído para a preservação desta tradição e também dos grupos de pauliteiros da Terra de Miranda” – Henrique Fernandes.
Sem comentários:
Enviar um comentário