Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 5 de novembro de 2022

Fins de semana gastronómicos do Geopark Terras de Cavaleiros arrancam com castanhas à mesa

 Até abril, Macedo de Cavaleiros promove o que de melhor o território tem para pôr à mesa.


Começaram esta sexta-feira os fins de semana gastronómicos do Geopark Terras de Cavaleiros e a primeira proposta, que decorre até domingo, são castanhas.

Nos 15 restaurantes aderentes do concelho, quem for apreciador deste fruto seco terá à escolha pratos nos quais ele é introduzido.

Uma forma de promover a gastronomia e, ao mesmo tempo, atrair gente ao concelho, refere Antónia Morais, Coordenadora Executiva do Geopark Terras de Cavaleiros:

“Estes fins de semana gastronómicos são precisamente para evidenciar aquilo que temos de melhor em cada época e queremos que haja mais procura de turistas no território.

O verão, por si só, já é bom, portanto precisamos de encontrar mecanismos que, durante os meses mais baixos, possam fazer com que o território fique apelativo.”

E para fidelizar a clientela, para esta edição dos fins de semana gastronómicos do Geopark Terras de Cavaleiros, foi criado um passatempo:

“As pessoas fazem uma fotografia no restaurante com o prato principal e publicam nas redes sociais, com o hashtag #geoparkterrasdecavaleiros.

Depois, se fizerem pelo menos três publicações, têm de se dirigir ao geoparque e recebem uma surpresa.

Podem fazer nos fins de semana de novembro a abril.”

Até abril serão seis fins de semana temáticos nos restaurantes aderentes do concelho de Macedo de Cavaleiros. O objetivo é criar mais, também no verão. E aceitam-se sugestões:

“São os mesmos produtos do ano passado que ocupam aqui todo o outono, inverno e primavera.

O verão não está fora de equação, já temos até uma antropóloga, que trabalha connosco a recolher receitas antigas. No entanto, essa é uma estação menos rica do que as restantes, mas a nossa intenção é conseguir abranger o ano todo.

Ainda não descobrimos mais produtos identitários da nossa gastronomia. No entanto, se alguém entender que há pratos que se serviam em casa dos avós, por exemplo, dirijam-se à sede do geoparque e transmitam-nos isso, porque o que realmente queremos é descobrir receitas antigas e produtos que possam ser reabilitados, como foi o caso do azedo, que estava um pouco esquecido.”

“Castanhas Com…” inicia os fins de semana gastronómicos e decorre até domingo.

O próximo será dedicado ao Azedo, de 8 a 11 de dezembro.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário