Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Ministra do Trabalho esteve no IPB com alunos que mudaram de vida graças ao programa UPskill

 As pessoas desempregadas podem agora fazer um curso e mudar de vida profissional, com a promessa de um futuro melhor


O programa UPskill foi lançado na pandemia e está ligado às áreas digitais, numa colaboração entre empresas, IEFP e instituições de ensino superior. Na sexta-feira, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esteve no IPB a ouvir alunos que estão neste programa. Ana Mendes Godinho frisou que esta é uma forma de valorizar as pessoas no mercado de trabalho.

“É uma forma de garantir que há uma ligação muito estreita entre o IEFP e o mercado de trabalho para valorizar as pessoas no mercado de trabalho. É um compromisso tripartido com as empresas tecnológicas que se comprometem a contratar 80% das pessoas que têm o curso concluído, com contrato permanente e com um salário de entrada, no mínimo, de 1200 euros”, explicou a governante.

O programa UPskill já abrangeu duas mil pessoas e quem se quiser candidatar pode fazê-lo agora. Tem que ter o 12º ano ou licenciatura, estar desempregado e inscrito no Centro de Emprego.

Para os jovens que queiram vir do litoral para o interior trabalhar ou para aqueles que moram no interior e querem ficar podem receber um apoio financeiro do IEFP, através do programa Trabalhar para o Interior.

O programa Trabalhar para o Interior já apoiou cerca de 10 mil pessoas.

Na região, a falta de mão-de-obra é um problema, nomeadamente na construção civil, restauração e agricultura. Muitas vezes são os migrantes que colmatam esta falha. De acordo com a ministra, o Governo já está a fazer a alteração da lei dos vistos para facilitar a entrada de pessoas quem vêm à procura de trabalho em Portugal.

“Temos apostado muito na promoção de Portugal nomeadamente como país para trabalhar”, sublinhou.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esteve na sexta-feira em Bragança, onde visitou o Instituto Politécnico de Bragança, o Brigantia Ecopark e a APADI.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário