A exposição chama-se “Desafia os Sentidos” e conta com peças das vertentes do realismo e figurativo, como explica a curadora, Inês Falcão:
“Estes artistas são desde o Chile, da Colômbia, Espanha e Portugal.
É um grupo da Spen Art que normalmente expõe em conjunto e selecionaram algumas obras para trazer aqui a Macedo de Cavaleiros.
Estamos a falar de mestres de pintura, sobretudo a óleo.
Ao longo desta exposição podemos ver que estão aqui obras de muito valor plástico, artístico e com dinâmicas muito próprias que nos fazem recuar um pouco ao Rembrandt e associá-las a essa corrente artística.
O tema foi obrigatoriamente realismo e figurativo, portanto, tem de existir nas obras a figura humana.”
Josefa Medina vem de Madrid e Mário Portugal de Gondomar.
São dois dos artistas com peças patentes nesta exposição:
“Participo com uma obra que se intitula “El carácter de Irene”, um retrato a óleo que faz parte de uma coleção que realizámos para um evento numa residência de idosos da comunidade de Madrid, para a qual se fizeram 52 retratos de residentes. Este é um deles.
Macedo de Cavaleiros é um lugar maravilhoso e muito acolhedor.”
“Esta obra já tem sensivelmente dois anos e retrata um pouco a parte da infância, na fase em que a mulher sai da sua infantilidade e passa para a parte mais vivida, como pessoa.
A parte da borboleta simboliza um pouco isso, assim como os objetos que a circulam.
Acho que é importante abrir fronteiras e dar um pouco às terras que estão um bocadinho apagadas, no sentido de que a arte não é algo só para a elite.”
Inês Falcão refere que o objetivo destas exposições é dar, cada vez mais, oportunidade para que as pessoas tenham contacto com a arte sem terem de se deslocar aos grandes centros:
“Acho que é importante, sobretudo neste território, preocuparmo-nos em sensibilizar as pessoas que vêm de fora, assim como as que estão cá, para a arte.
As pessoas não precisam de se deslocar aos grandes centros urbanos para terem aqui artistas de renome nacional e internacional. Esse é um objetivo fundamental em que o município e nós estamos a trabalhar, sempre com essa preocupação, sobretudo para que as pessoas também possam refletir sobre as obras que existem aqui.”
A exposição “Desafia os Sentidos” está patente no reabilitado espaço do armazém da antiga Estação Ferroviária de Macedo de Cavaleiros até ao final do mês de junho. Pode ser visitada das 9h às 17h, podendo o horário ser alargado no fim de semana da Páscoa.
Sem comentários:
Enviar um comentário