Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Câmara de Bragança apoia 66 jovens universitários com bolsa de estudos

 A média de apoio ronda, por aluno, os 790 euros


Diogo Almeida é um dos 66 estudantes universitários que a câmara de Bragança acaba de apoiar com uma bolsa de estudos. O jovem, de 21 anos, que estuda no Instituto Politécnico de Bragança, recebe o apoio pela primeira vez e diz que vai ser essencial para algumas despesas, nomeadamente as propinas. “Serve para pagar as propinas, alimentação e transporte. Sou eu que pago as propinas e apesar de não serem muito dispendiosas sempre é uma ajuda. Eu moro cá e moro um pouco longe do IPB. Tenho deslocações e acabam por ser sempre custos um pouco elevados”.

Na terça-feira foram assinados os acordos entre o município e os jovens brigantinos apoiados. O investimento da câmara é, para já, de 52 mil e 200 euros, mas haverá outras fases e serão abrangidos mais alunos. O número de candidaturas tem vindo a aumentar. Segundo o presidente da câmara, Hernâni Dias, desta vez houve 186, o maior número desde a implementação desta medida, em 2016. “Até ao momento, já houve mais candidaturas daquelas que tivemos no ano passado. Estamos na primeira fase e haverá ainda mais porque alguns alunos ainda não tiveram oportunidade de formalizar as suas candidaturas. Seguramente, este número vai aumentar e nós estaremos cá para dar resposta às situações que, entretanto, venham a surgir”.

O presidente diz que há cada vez mais alunos a candidatar-se porque há mais quem conheça o apoio e porque as dificuldades financeiras são maiores. “Só até ao momento, este ano, já temos mais 17 candidaturas do que tivemos no ano passado em todas as fases. Tendencialmente vai havendo mais candidaturas. Vai-se divulgando mais e pode estar aqui subjacente uma maior necessidade das famílias para poderem suportar as despesas inerentes àquilo que tem que ser suportado”.

A média de apoio ronda, por aluno, os 790 euros, mas o valor difere consoante o escalão de cada um. Dos 66, 40 são alunos do IPB e os outros 26 frequentam outras universidades e politécnicos do resto do país.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário