Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

CIM DOURO recebeu a visita do Presidente do Comité das Regiões Europeu, Vasco Cordeiro, em Torre de Moncorvo

 Sobre a região do Douro e outras que enfrentam o desafio demográfico, que coloca em causa a sobrevivência desses territórios, referiu que quando a União Europeia define as políticas, deve atender às especificidades locais e regionais e não apenas tratar ao nível dos estados membros.


O presidente do Comité das Regiões Europeu, Vasco Cordeiro, visitou ontem, 2 de novembro, a região do Douro, tendo estado reunido com os autarcas dos 19 municípios de integram a Comunidade Intermunicipal do Douro.

Durante o encontro, Vasco Cordeiro, apresentou a sua visão sobre a política de coesão da U.E., e os desafios que a europa enfrenta, vincando a imprescindibilidade de a política de Coesão se manter para lá de 2027.

Sobre a região do Douro e outras que enfrentam o desafio demográfico, que coloca em causa a sobrevivência desses territórios, referiu que quando a União Europeia define as políticas, deve atender às especificidades locais e regionais e não apenas tratar ao nível dos estados membros.

No actual contexto, os territórios de baixa densidade da europa, só conseguirão ser viáveis se as políticas públicas forem desenhadas respeitando as especificidades do local, salientou. Referindo-se ainda à política de coesão, o desafio demográfico só pode ser ultrapassado se as medidas a tomar tiverem em linha de conta a necessidade de manutenção e alargamento dos serviços públicos de apoio à população; políticas económicas de atracção de investimento e criação de emprego e uma abertura das acessibilidades, sobretudo digitais, que possam aproximar essas regiões dos grandes centros de decisão e torna-las competitivas na economia do presente e futuro.

Finda a reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal, Vasco Cordeiro, teve ainda a oportunidade de participar na cerimónia de inauguração das obras de requalificação da Escola Secundária Dr. Ramiro Salgado, em Torre de Moncorvo, onde exortou a comunidade escolar a aproximar-se da Europa e lutar por um futuro melhor, sem complexos, e com a convicção de que na Europa, a origem geográfica não é – nem pode ser nunca – um óbice ao sucesso académico e profissional.

O Comité das Regiões Europeu é a voz das regiões e dos municípios na União Europeia (UE). Representa os órgãos de poder local e regional de toda a União Europeia e aconselha sobre a nova legislação com impacto nas regiões e nos municípios (70% de toda a legislação da UE).

O CR é uma assembleia política composta por 329 membros e 329 suplentes de todos os países da UE (agrupados por partidos políticos e liderados pelo presidente) que tenham sido eleitos a nível local ou regional (por exemplo, presidentes de câmara ou de região) e é, pela primeira vez, liderado por um português, Vasco Alves Cordeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário