Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 11 de outubro de 2025

MIRANDELA ASSINALA DIA MUNDIAL DOS CUIDADOS PALIATIVOS COM ENFOQUE NA DIGNIDADE E QUALIDADE DE VIDA

 Assinala-se hoje, 11 de outubro, o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, uma data dedicada à sensibilização para a importância de um acompanhamento humanizado e digno a pessoas com doenças crónicas ou em estado avançado. A efeméride destaca o papel essencial dos Cuidados Paliativos na promoção do conforto, apoio emocional às famílias e na preservação da qualidade de vida dos doentes.


Em Mirandela, esta missão ganha forma através de uma resposta consolidada que inclui internamento, equipa comunitária e consulta externa em Cuidados Paliativos, garantindo assistência especializada e centrada nas necessidades de quem mais precisa.

A data serve também para lembrar que cada gesto de empatia e atenção pode transformar a experiência do cuidado, reforçando a importância de colocar o ser humano no centro das decisões em saúde.

Num tempo em que os desafios do envelhecimento populacional e das doenças crónicas se intensificam, iniciativas como estas reafirmam o compromisso das instituições locais com uma saúde mais próxima, compassiva e inclusiva.

Jornalista: Luís Lopes 
Foto: CM Mirandela 

Sem comentários:

Enviar um comentário