Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

BIOCOSMAP VALORIZA PRÓPOLIS E MEL DE MONTANHA DE MONTESINHO NA CRIAÇÃO DE COSMÉTICOS BIOLÓGICOS

 Um novo projeto com raízes no Parque Natural de Montesinho promete transformar os recursos apícolas da região em inovação cosmética. O BioCosMAp – Polinizar a inovação em cosmética a partir do Parque Natural de Montesinho é uma iniciativa financiada pelo PT2030, liderada pela Fourmag, divisão de cosmética, em parceria com o MORE CoLAB e outras entidades científicas e empresariais.


O objetivo é ambicioso: desenvolver cosméticos biológicos a partir da própolis e do mel de montanha produzidos neste território transmontano. Este projeto não pretende apenas criar novos produtos naturais, mas também valorizar os recursos endógenos, reforçando a sustentabilidade e a competitividade apícola nacional.

No âmbito do BioCosMAp, serão otimizados processos de extração para obtenção de um extrato de própolis biológico, e desenvolvidos três cosméticos com propriedades antiacne, apaziguantes/cicatrizantes e hidratantes, que integrarão ingredientes locais, como o mel monofloral de montanha e outros produtos apícolas de elevada qualidade.

Segundo Mário Araújo, gerente da Fourmag, o BioCosMAp representa “uma oportunidade estratégica para posicionar a empresa na vanguarda da inovação natural”. Mais do que o lançamento de novos produtos, o responsável sublinha que este projeto “é uma aposta na diferenciação, na credibilidade e na valorização dos recursos naturais, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar”.

Também Alexandre Gonçalves, coordenador técnico-científico do MORE CoLAB, destaca a relevância ambiental e económica da iniciativa, recordando que “a apicultura é essencial para a preservação da biodiversidade e tem um papel económico relevante nas zonas rurais”. Para o investigador, “a própolis, pela sua composição e propriedades biológicas, representa um enorme potencial de valorização para o território”.

O BioCosMAp integra ainda a Sandra Isabel Barbosa, Unipessoal, Lda., a Universidade do Minho e a Universidade de Aveiro, num consórcio que reúne competências empresariais, científicas e tecnológicas com o propósito de “polinizar” a inovação nacional em cosmética biológica a partir do coração do Parque Natural de Montesinho.

Com enfoque na sustentabilidade, investigação e transição ecológica, o BioCosMAp posiciona Trás-os-Montes como um território de excelência na inovação verde e na cosmética natural de origem portuguesa.

Jornalista: Luís Lopes
Foto: MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação

Sem comentários:

Enviar um comentário