Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Sendim - Três obras de memória apresentadas no dia da Vila

O Centro de Música Tradicional Sons da Terra de Sendim, no concelho de Miranda do Douro, recebeu a apresentação de três novas obras literárias que retratam a memória das gentes e obras da vila.
A tarde do passado sábado iniciou-se com a apresentação do livro do geógrafo sendinês Carlos Ferreira “Toponímia, paisagem e ambiente”. Trata-se de um trabalho de geografia regional que analisa a evolução da paisagem no contexto de um território confinado à freguesia de Sendim, uma obra envolve seis anos de investigação. 
“É uma análise a que nós em geografia chamamos de complexa, chama a si um conjunto de ciências diversificadas e que temos como linha condutora a micro toponímia deste espaço”, revela o autor.
Outra das obras apresentadas, nas comemorações do 23º aniversário da elevação de Sendim a vila, foi a de Ana Afonso, lisboeta mas com raízes na vila, “Sendim – Planalto Mirandês, mudança social em finais do século XX”, que resultou de um projecto de investigação da autora que já foi iniciado nos anos 90. É um trabalho antropólogo da mudança social e das transformações sócio-culturais ocorridas nesta vila transmontana, tomando como ponto de partida a evolução paradoxal de dois indicadores – o decréscimo populacional e o aumento dos fogos desde o século XX até ao início do século XXI.
Por último foi apresentado o livro “Sendim a terra e o homem - Apontamentos monográficos” de António Mourinho, historiador de arte nascido e criado em Sendim. Trata-se de um trabalho documentado que trata a história da terra. “Este historial monográfico trata-se que aqui está fundado em documentação inédita e foi isso o que me levou a escrever porque eu não gosto de fazer história sem documentação”, explica o autor.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário