Portugal, Bragança, Mirandela, Passos
Arquitectura religiosa, pré-histórica. Abrigo rupestre com pintura esquemática e uma única sala de tecto em forma de V invertido.
FOTO.00145429
Número IPA Antigo: PT010407240022
Categoria
Sítio
Descrição
Abrigo rochoso com uma únca sala, apresentando como entrada uma larga fenda alongada na vertical do afloramento, aberta a SE.. Neste abrigo, onde se processaram três momentos de ocupação humana, terá sido construído uma estrutura habitacional com materiais perecíveis esquemáticos a vermelho. Possui silos constituídos por estrutura circular com pedras e argila onde assentam vasos cerâmicos ou pequenas fossas abertas no afloramento e revestidas de argamassa ou silos aéreos, em estrutura de madeira; lareiras estruturadas com lajes; pintura monocromática ocre. A meio do abrigo e a certa altura foi colocado uma imagem de vulto.
Acessos
Est. Florestal a partir de Passos; Gauss: M-270.8, P-499.4; Fl. 90
Protecção
Inexistente
Grau
1 – imóvel ou conjunto com valor excepcional, cujas características deverão ser integralmente preservadas. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Monumento Nacional.
Enquadramento
Rural, isolado, esporão rochoso com coberto vegetal de pequeno porte, sobranceiro a uma linha de água afluente do Ribeiro de Orelhão, com posicionamento destacado na Serra de Passos, permitindo dominar uma vasta área em seu redor. A entrada do abrigo encontra-se vedada por uma portão metálico.
Descrição Complementar
O elevado número de dejectos de talhe de sílex encontrados num sector do abrigo, leva a supôr a existência de um local de talhe de sílex na ocupação mais antiga.
Utilização Inicial
Residencial / devocional
Utilização Actual
Marco histórico-cultural
Propriedade
Privada
Afectação
Sem afectação
Época Construção
Pré-história
Arquitecto / Construtor / Autor
Desconhecido.
Cronologia
3 milénio a.C. - Ocupação humana.
Características Particulares
Abrigo com silos de armazenamento de alimentos e pinturas esquemáticas.
Dados Técnicos
Estrutura autoportante.
Materiais
Construção interna com materiais perecíveis; lareiras estruturadas com lajes de xisto; fossas revestidas de argamassa; silos em estrutura de madeira; pinturas em painel de xisto.
Bibliografia
SANCHES, Maria de Jesus, Buraco da Pala - um abrigo pré-histórico no Concelho de Mirandela (Notícia preliminar da escavação de 1987), Arqueologia, 16, Porto, 1987, pp. 58 - 77; SANCHES, Maria de Jesus e SANTOS, Branca do C.T.O., Levantamento Arqueológico do Concelho de Mirandela, Portugalia, 8, Porto, 1987, pp. 31 - 33.
Documentação Gráfica
Documentação Fotográfica
DGEMN: DSID
Documentação Administrativa
Intervenção Realizada
1987 / 1989 - escavação arqueológica de responsabilidade de Maria de Jesus Sanches; Câmara Municipal de Mirandela: 1987 - vedação do abrigo; 1990 - levantamento topográfico do interior e exterior do abrigo.
Observações
O espólio encontra-se depositado e exposto na Biblioteca - Museu Municipal de Mirandela.
Autor e Data
Paulo Amaral 1995
in:monumentos.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
quarta-feira, 24 de julho de 2013
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário