Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Anta de Zedes / Casa da Moura

Portugal, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Zedes
Arquitectura funerária, megalítica. Monumento megalítico composta por câmara de planta poligonal e "vestíbulo", apresentando semelhanças com a Anta de Fonte Coberta, do concelho de Alijó (v. PT011701160001).
FOTO.00030383
Número IPA Antigo: PT010403190014
Categoria
Monumento
Descrição
Mamoa com um "tumulus" muito danificado, possuindo uma câmara poligonal, de grandes dimensões, composta por nove esteios imbricados, conservando ainda a laje de cobertura. A sua entrada, virada a E., é marcada pela existência de um "vestíbulo", constituído por duas lajes, baixas, colocadas no solo segundo o seu lado maior. Vestígios de pinturas a vermelho num esteio representando linhas onduladas encimadas por um "báculo", enquanto a laje de cabeceira apresenta na face externa motivos gravados constituídos por sulcos e fossetes. Nas escavações efectuadas foram recolhidos dois fragmentos de cerâmica manual e uma faca em silex *2.
Acessos
Estradão a partir da EM Carrazeda de Ansiães - Zedes (Estrada Municipal 628)
Protecção
SIP - Sítio de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 188/2013, DR, 2.ª série, n.º 69, de 09 abril 2013
Grau
1 – imóvel ou conjunto com valor excepcional, cujas características deverão ser integralmente preservadas. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Monumento Nacional.
Enquadramento
Rural, isolado, numa pequena chã coberta de vegetação rasteira sobranceira à Ribeira da Regada e a cerca de 500 m. a S. de Zedes. Nas imediações deste monumento encontraram-se à superfície lajes em granito, fragmentos de esteios de uma anta, revelando a existência de um outro monumento que terá sido destruído *1.
Descrição Complementar
Utilização Inicial
Funerária: anta
Utilização Actual
Marco histórico-cultural: anta
Propriedade
Privada: pessoa singular (terreno)
Afectação
Sem afectação
Época Construção
Pré-história
Arquitecto / Construtor / Autor
Desconhecido.
Cronologia
03 milénio a.C. - provável edificação da anta; séc. 19 - época a partir da qual passou a ser conhecida; 2006, 07 fevereiro - proposta de abertura do processo de classificação da DRPorto; 18 abril - parecer favorável do IPArqueologia ao processo de classificação; 04 maio - despacho de abertura do processo de classificação da Vice-Presidente do IPPAR; 2012, 16 novembro - publicação do projeto de decisão de classificar o imóvel como Sítio de Interesse Público e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção, em DR, 2.º série, n.º 222, anúncio n.º 13703/2012
Características Particulares
Entrada marcada por u corredor curto, formando "vestíbulo", possuindo três esteios com pinturas a vermelho e gravuras na laje de cabeceira.
Dados Técnicos
Sistema estrutural de paredes portantes.
Materiais
Esteios e laje de cobertura em monólitos graníticos; "tumulus" constituído por terra e pedra miúda.
Bibliografia
ALVES, Francisco Manuel, Memórias Arqueológicas - Históricas do Distrito de Bragança, vol. 9, Porto, 1934, p. 709, 710 e 715; JORGE, Vítor Oliveira, Megalitismo do Norte de Portugal: o distrito do Porto - os monumentos e a sua problemática no contexto europeu, dissert. de doutoramento, polic., vol. 1, Fac. de Letras da Univ. do Porto, 1982, p. 465; SANTOS JÚNIOR, Joaquim Rodrigues dos, Pinturas Megalíticas do Concelho de Carrazeda de Ansiães, 1, Porto 1930.
Documentação Gráfica
Documentação Fotográfica
IHRU: DGEMN/DSID
Documentação Administrativa
Intervenção Realizada
Serviço Regional de Arqueologia da Zona Norte: 1985 - limpeza do monumento; 1990 - desenho do monumento e levantamento das pinturas; 1991 - consolidação estrutural e sondagem arqueológica.
Observações
*1 - Na localidade, existem vários monumentos deste tipo, destacando-se a Anta de Vilarinho, classificada como Monumento Nacional. *2 - a anta de Zedes foi objecto de gravura de selos dos CTT.
Autor e Data
Paulo Amaral 1995

in:monumentos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário