O Centro Social e Paroquial do Santo Condestável, em Bragança, está a levar a cabo um projecto de hortas biológicas.
A instituição decidiu aproveitar o espaço existente nas instalações para dinamizar esta iniciativa que tem também uma vertente solidária. Quem cultiva o terreno, de 120 metros quadrados, são os próprios utentes do centro social. “São utentes que estão a ser subsidiados pelo Estado, outros não têm qualquer fonte de rendimento nem subsídio e outros estão desempregados há muito tempo”, refere a responsável pelo projecto, explicando que “são utilizadores do refeitório social ou de outras respostas sociais”.
O resultado da produção “é colhido e depois entregue na cozinha do refeitório social para eles próprios usufruírem porque eles almoçam e jantam na instituição”.
A horta começou a ser trabalhada em Maio, mas Patrícia Rocha acrescenta que o objectivo passa por ampliar a área de cultivo. “Já colhemos alface e couve, mas também temos tomate, feijão, cebola, abóbora e alho francês”, afirma, adianta que “possivelmente no próximo ano vamos fazer produção animal para tornar isto um projecto maior”.
Este projecto contou com a parceria da Regibio que está a fornecer formação gratuita aos utentes da instituição que cultivam a horta.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário