Começa hoje a 15ª edição do Lombada. A aldeia de Palácios, no concelho de Bragança, acolhe o Festival de Música e Tradição.
Do programa fazem parte diversas actividades como é o caso do fabrico do pão em fornos tradicionais, a segada e a malha, aliados à gastronomia e à música tradicional.
O presidente da Associação Cultural Recreativa e Ambiental de Palácios explica que as actividades tradicionais e a ruralidade dão o mote ao festival. “O ciclo do pão, a sementeira, a segada, a malha e o fazer o pão são a base desta festividade. Reavivar a memória de uns e ensinar a outros as tradições de antigamente”, refere Raúl Tomé.
Esperam-se dois dias de muita animação com música e tradição na ementa. Sábado é a vez dos The Strangers e o Baile Vadio animarem a noite.
Domingo fica marcado pelo 15º Encontro de Gaiteiros e Tocadores do Nordeste. Os Pauliteiricos de Mogadouro e o Grupo de Pauliteiros de Miranda do Orfeão Universitário do Porto e Gaiteiros Tocadores do Nordeste também vão marcar presença.
A vereadora da cultura Câmara de Bragança salienta a importância desta partilha de tradições.“No fundo são tradições que hoje em dia não se fazem, como a segada manual, a malha, não fazemos da mesma maneira e penso que é uma ótima oportunidade de aprendermos e essencialmente de convivermos com as pessoas da aldeia, conhecer as suas historias, falar com elas e ouvir o que elas tem para nos dar que é muito”, afirma Fátima Fernandes.
O festival é organizado em parceria entre a Associação Cultural, Recreativa e Ambiental de Palácios e da Câmara de Bragança.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário