Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Encontros improváveis: conversas da Fé

«Encontros improváveis: conversas da Fé» enquadra-se na celebração dos 75 anos da consagração do concelho de Alfândega da Fé ao Imaculado Coração de Maria.
O incomum encontro entre figuras tão diferentes do panorama social com o mote da Fé tem tanto de aliciante como de inovador.
Urge sagacidade num tempo de inoperância ôntica e de desvirtuação axiológica. A Fé tem, ainda, um papel de enorme relevo na formação de consciências mais cívicas, mais responsáveis e mais críticas. A anestesia constante das consciências, deverá ser um estímulo para dar a conhecer o tesouro imensurável da Fé, das virtudes teologais e da proposta renovadora de vida.

Seremos levados pela poesia da Fé nesta odisseia do encontro. Encontro que se assume como lugar de doação e de descoberta.
Num tempo em que pouco falamos de nós mesmos e que nunca nos deixa ter tempo para escutar os outros, nada melhor do que, pelo diálogo, gerar reuniões que, na linguagem de preciosa filigrana ético-moral, conduzam à vital doação e à incondicional entrega ao bem-comum
A Igreja foi aos longo dos séculos patrona e mecenas do diálogo e da cultura. Nesse sentido, este evento será vivido no interior carismático, cultural, artístico, histórico da Igreja de Alfândega da Fé.

Os convidados, com raízes neste território e nomes de referência em distintas áreas, como o D. José Cordeiro, Dr. Paulo Mendes Pinto, Dr. Duarte Soares, Dr. Paulo Meirinhos, com moderação pela Dr.ª Fátima Pimparel, suscitar-nos-ão uma reflexão séria e autêntica da existência, do sentido da vida, do lugar da Fé e do papel do crente na sociedade civil, tendo sempre como horizonte a promoção integral e a defesa da pessoa humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário