Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 8 de agosto de 2020

No Bétula Studios dorme-se às portas do Parque Natural do Montesinho

No lugar onde António e Ana escolheram “viver o dobro”, criaram um conjunto de estúdios de onde se pode partir para explorar o Parque Natural de Montesinho. E ainda a cidade do castelo, que fica apenas a 8 quilómetros e uma rápida viagem de carro.
Os estúdios do Bétula Studios ficam rodeados de um bosque de carvalhos. (Fotografia: DR)
A cidade de Bragança, com toda a sua animação, fica a poucos minutos de carro, mas quando se acorda num dos quatro bungallows do Bétula Studios apenas se vê o paraíso do Parque Natural do Montesinho a convidar-nos a encher o peito de ar limpo. Compreende-se a decisão dos autores deste novo alojamento em trocar a vida urbana, no Grande Porto, há dez anos, por este lugar.

Os dois filhos eram muito pequenos quando Ana Pedrosa, jornalista, e António Sá, fotógrafo, se instalaram na aldeia de Lagomar, depois de procurarem ninho em várias paragens do Nordeste transmontano. Acabaram por escolher Bragança, e a cidade abraçou a sua nova família. “Os nossos filhos andam na escola, na música, no desporto e nós temos vida cultural, vamos a concertos, ao teatro”, conta Ana Pedrosa.

A vantagem da comunidade mais pequena é que conseguem criar mais proximidade com esses eventos e, às vezes, com os próprios artistas. Adaptaram o seu saber fazer ao meio: António continua a ser fotógrafo, mas fotografa outras coisas; Ana continua a escrever, mas trabalha em projetos mais locais. Foram sentindo que precisavam de outra âncora e uma oportunidade financeira levou-os a investir no turismo.


Num terreno contíguo à casa da família, foram construídos os Bétula Studios, quatro bungallows de traça moderna e certeira inserção na paisagem, à laia de varandas sobre o arvoredo. Quando a Evasões visitou Lagomar, o Montesinho cantava o final da primavera, estendendo-nos os braços cheios de papoilas e rosmaninhos de vibrante vermelho e roxo.

Ana e António levaram-nos do monte para preencher as bordas dos caminhos que levam aos quatro estúdios, que têm o nome das quatro estações do ano, em homenagem às variações da paisagem ao longo delas – e com alguns atributos nelas inspirados. Os Studio Inverno e Outono, por exemplo, têm salamandra na sala.
Todos os quatro estúdios, decorados com acolhedora simplicidade, têm um quarto com cama de casal e apenas um não tem um sofá-cama na sala. Em termos de ocupação, isto significa que podem albergar até três adultos ou dois adultos e duas crianças. Na kitchenette, há alguns ingredientes básicos (azeite, café, açúcar) e é deixado, à chegada dos hóspedes, um cesto com vinho, pão regional, manteiga, compota caseira e leite (ou alternativa vegan).

O vinho poderá ser saboreado na varanda ao pôr do sol, fazendo planos para explorar o Parque Natural do Montesinho. Será boa ideia pedir ideias a Ana e António, porque têm boas sugestões e também porque é um prazer conversar com este casal que garante “gastar metade e viver o dobro” desde que se mudou para Trás-os-Montes, sendo esse o nome do blog que Ana criou.

Sem TV
Parece uma ausência, mas a verdade é que ela assenta no montesinho como uma luva. Nos bétula Studios não há televisor, mas há cadeiras confortáveis e muitos livros à disposição dos hóspedes, entre eles obras de fotografia e arquitetura.

Bétula Studios
Rua Nossa Senhora da Lapa, 27, Lagomar (Bragança).
Tel.: 960237459
Web: betula-studios.business.site
Preço: a partir de 85 euros/estadia mínima de 3 noites (julho e agosto), sem pequeno-almoço incluído.

Dora Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário