Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Segunda fase de intervenção no castelo dos Mouros de Vilarinho dos Galegos arranca em breve

Deve começar no próximo mês a segunda fase se intervenção no Povoado Fortificado de Vilarinho dos Galegos, no concelho de Mogadouro, também conhecido como castelo dos Mouros.
Os trabalhos de consolidação e arranjo das estruturas arqueológicas do povoado castrejo datado da idade do ferro integram uma candidatura no valor de 350 mil euros, que já foi aprovada.

Pretende-se com a intervenção, que deve demorar cerca de um ano, que o sítio arqueológico possa ser visitado, explica o autarca de Mogadouro, Francisco Guimarães. “Com esta segunda fase vamos, agora, consolidar a estrutura, como a muralha exterior, o contraforte (torreão), tudo o que é importante que não se deteriore mais e se consolide o que já está à vista, de forma a que possam ser também visitadas”, explicou.

O projecto, apoiado a 85% por fundos europeus, inclui ainda a instalação de um miradouro sobre o rio Douro e uma intervenção de consolidação do castelo de Oleiros, na localidade de Urrós. “Engloba também, numa pequena intervenção, não em tão larga escala como em Vilarinho, o castelo de Oleiros. Trata-se de consolidação da estrutura arqueológica do castelo de Oleiros que está à vista”, adiantou.

Ambos os locais integram a "Rota Transfronteiriça dos Castros e Berrões", conjuntamente com outras fortificações de Salamanca, Ávila e Miranda do Douro. Para o autarca de Mogadouro a aprovação da candidatura traduz a importância do património cultural que se pretende preservar e promover.

Numa primeira fase de intervenção, recentemente concluída, já foi feita a beneficiação e restauro das estruturas arqueológicas do castro de Vilarinho dos Galegos, depois das escavações arqueológicas. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário