segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Ataque de lobo mata 24 ovelhas em Freixedelo

 Um rebanho foi atacado por lobos sábado em Freixedelo, no concelho de Bragança.
O ataque aconteceu nas primeiras horas da manhã e pelo menos 24 animais morreram. Isaura Rodrigues proprietária do rebanho conta que o lobo terá entrado no estábulo dos animais. “De madrugada, um vizinho veio aqui à porta dizer que tinha visto umas 20 ovelhas a passar. Quando o meu marido e o miúdo chegaram à curriça estavam algumas ovelhas entaladas”, ao tentar fugir “e o lobo estava já em baixo no lameiro, eles ainda o viram”, conta. Acreditam que “isto não é serviço só de um lobo”, mas só um foi visto e até filmado” este sábado.

A pastora estima que este ataque tenha causado um prejuízo de mais de 2000 euros. “Era tudo gado novinho e ovelhas a parir, é uma média de 100 e tal euros cada ovelha. Da última vez foram meia dúzia, mas agora foi muita coisa”, afirma e por isso espera ser ressarcida dos prejuízos.

O mesmo rebanho, com 300 animais, já tinha sido atacado a semana passada, ainda que com menos gravidade, e há relatos da presença de lobos em aldeias vizinhas.

Técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas estiveram já no local para averiguar a natureza do ataque e avaliar os prejuízos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário