Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Libélulas na barragem da serra Serrada

 A escassos quilómetros da fronteira com Espanha, na barragem da serra Serrada, foi descoberta uma população especial de libélulas. Sónia Ferreira, bióloga do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, realizava prospecções que visavam inventariar a biodiversidade de libélulas e borboletas do Parque Natural de Montesinho, quando, em Julho de 2009, confirmou aqui a existência de uma população da libélula Lestes sponsa.
A Lestes sponsa é identificada pela extremidade do abdómen, sem dilatação, ao contrário de outras espécies.

A espécie pode ser identificada no campo sem necessidade do sacrifício dos animais. As estruturas na extremidade do abdómen dos machos são as características mais distintas, por serem longas e não apresentarem dilatação. A descoberta desta população em Portugal contribui para o conhecimento da biodiversidade nacional, que regista lacunas nos inventários de insectos e outros invertebrados.

“Em Portugal, só conhecemos esta população e não parece existirem ameaças iminentes à sua conservação; a nível europeu, também está classificada como ‘pouco preocupante’ na Lista Vermelha de Odonatos Europeia, na qual tive oportunidade de participar”, diz a bióloga. “O grupo das libélulas é um dos poucos que possuí já uma lista credível de espécies presentes em Portugal.”Também por isso é relevante este novo achado, dado que é a última de um grupo restrito de espécies adicionadas recentemente à lista.

Perto da aldeia de Montesinho, uma bióloga identificou uma nova espécie de libélula em Portugal.

Fotografias e Texto: Pedro Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário