Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Bragança perde 1800 habitantes em 8 anos

 Bragança perdeu mais de 1800 residentes em 8 anos. Segundo números da PORDATA, entre 2010 e 2018 a população do concelho passou de 35 mil 413 habitantes para 33 mil 627.
O presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, admite preocupação com este indicador, mas sublinha que esta é a tendência também a nível nacional, que não é contrariada. “Preocupa-nos sobremaneira esta perda de população, mas no fundo é o reflexo do que está a acontecer a nível nacional e europeu, nomeadamente em parâmetros como a perda de população e o envelhecimento acelerado. Esta é uma preocupação, não conseguirmos compensar as mortes com o número de nascimentos”, referiu.

A situação de perda populacional, só pode, na opinião do autarca, ser contrariado com medidas de âmbito nacional que ajudem regiões do interior a ser mais atractivas, “no sentido de começar a olhar para os territórios do interior de forma a que consigamos fixar aqui mais população e criar medidas suficientemente atractivas para que as pessoas se fixem nestes territórios”.

O autarca salienta, no entanto, alguns indicadores positivos apresentados, como o aumento da população estrangeira que é agora de 7,1%. “A população estrangeira tem vindo a aumentar de forma significativa, neste caso com um aumento de 117%. O número de alunos do ensino superior tem vindo a manter-se mais ou menos num valor simpático, com um acréscimo de cerca de 5%. E depois também há um dado relevante que tem a ver com o pessoal ao serviço das empresas não financeiras, teve um aumento de quase 39%, também surgiram novas empresas, cerca dos 65% a mais”, destacou ainda.

Os dados estatísticos sobre Bragança foram revelados pela PORDATA – projecto da Fundação Francisco Manuel dos Santos – que no âmbito do 10.º aniversário está a divulgar indicadores sobre cada um dos 308 municípios portugueses, por altura do feriado municipal, que em Bragança se assinalou sábado, dia 22. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário