Igreja em Vinhais© Afonso de Sousa/TSF |
E foram os acordes da música espiritual que entraram na igreja de Rio de Fornos e foram embalados pela Nossa senhora do Ó, padroeira da aldeia. "As igrejas e as capelas são ambientes familiares nas aldeias, para também transmitir alguma esperança, fé e segurança, acima de tudo", diz Marco Costa.
O presidente da Freguesia de Vinhais salienta que o serão musical não substitui nada do habitual, como as festas e os concertos de verão, mas que pretende "dar alento para o futuro e uma esperança, para que a vida volte à normalidade".
A noite amena ajudou ao ambiente. Patrícia Gonçalves viu, do coro, a música fazer-se esperança. "Achei um espetáculo encantador; trazer a música num momento como este. Acho que faz renascer um bocadinho a nossa esperança. As pessoas precisavam disto, de ouvir esta voz linda e desfrutar de tudo, foi muito bom."
Susana Ferreira está de férias. Trouxe a mãe ao pequeno concerto. "É tão bom trazer a música e a arte a pessoas que normalmente não têm essa oportunidade e estar aqui, ao lado de casa, é excelente."
O avô Manuel Gonçalves veio com os netos e com a família toda. "Gostei imenso. É de louvar atitudes desta natureza. As pessoas andam cheias de medo e assustadas e é bom distraírem-se um bocadinho. Penso que a música é um bálsamo, principalmente este género de música."
O irmão, emigrante e o marido fizeram companhia a Vilma Pires. Saiu de coração cheio. "Fiquei encantada, fiquei emocionada porque nos dão uns momentos que já há muito tempo não tínhamos e enche-nos o coração. Canta muito bem e fiquei muito satisfeita com tudo."
Os músicos, João Pedro em viola de arco e Fabíola Moutinho, viola e voz, agradeceram aos presentes, que devidamente separados e com máscara sentiram intensamente o concerto. "Quando nos disseram que íamos tocar dentro das igrejas, achámos que fazia todo o sentido dar este lado espiritual ao concerto. E neste momento difícil que atravessamos, para estas comunidades, este lado espiritual e de fé tem uma importância fundamental."
Foi assim em Rio de Fornos, já tinha sido em Moáz. Este domingo é em Armoniz e na Ermida.
Sem comentários:
Enviar um comentário