sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Posições desfavoráveis sobre minas de Calabor também chegam de Espanha

Do lado espanhol, em Puebla de Sanabria, a 7 Km das minas de Calabor, em Espanha, também já foi dado um parecer sobre a possível exploração de volfrâmio e estanho. 
O alcalde José Fernandez Blanco considera que esta exploração irá causar problemas ambientais e afastar o turismo de natureza.

“O nosso parecer segue na linha das garantias ambientais e em relação à exploração a céu aberto e das incompatibilidades que encontramos entre o desfrutar da natureza, o lazer e turismo com este tipo de indústrias extractivas que em princípio, se ninguém nos demonstrar o contrário, entendemos que serão bastante agressivas”, afirmou.

O alcalde adianta ainda que apesar de as minas contribuírem para a criação de postos de trabalho, o impacto ambiental negativo que podem causar não justifica o investimento. “O mais importante é a sustentabilidade do projecto e tudo o que é a interacção com o meio. O projecto tem de passar por todas as auditorias ambientais com rigor. Sendo muito importante a criação de postos de trabalho, creio que é mais importante a herança, do ponto de vista ambiental e natural, que deixamos aos nossos filhos e netos”, afirmou.

Até ao momento, ainda não foi possível obter declarações do alcalde de Pedralba de la Pradaria, ayuntamiento onde ficarão localizadas as minas. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário