quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Exploração mineira a céu aberto perto da fronteira contestada em Portugal

 Várias entidades estão a mostrar preocupação com as minas de volfrâmio e estanho a céu aberto que poderão ser criadas em Espanha perto da fronteira com Portugal.
Está em consulta pública em Portugal o impacto ambiental que poderá causar a possível exploração mineira a céu aberto em Calabor, Pedralba de la Pradería. 

A exploração fica a cerca de 5 Km da fronteira com Portugal e do concelho de Bragança. Várias entidades estão a manifestar-se contra e a câmara de Bragança é uma delas. O autarca Hernâni Dias refere que o projecto deverá ser revisto, porque não foram tidos em conta as consequências de possíveis derrames nos cursos de água transfronteiriços.

“Não pudemos concordar com esta situação, daí que a nossa análise tivesse merecido uma reprovação do documento. Consideramos que não foram adequadamente identificados os impactos no rio Calabor, ribeira da Aveleda em Portugal, não há qualquer referência a potenciais impactos associados a qualquer contaminação que aconteça numa situação de derrame nesta linha e entendemos que não foram avaliados os efeitos do transporte de sedimentos pela linha de água do rio Calabor”, afirmou.

O Parque Natural de Montesinho pode vir a ser uma das áreas mais afectadas. Segundo Mário Gomes, presidente da união de freguesias da Aveleda e Rio de Onor, as minas de volfrâmio e estanho podem trazer impactos negativos para os cursos de água daquela zona, nomeadamente o agravamento do assoreamento do rio Pepim. “Pelo que percebemos a localização situa-se na cumeada entre as duas linhas de água que atravessam a freguesias, o rio Pepim e o rio Igrejas em Varge, que com certeza irão sofrer impactos negativos”, referiu.

Também a Associação RIONOR já se manifestou contra o projecto de exploração. Francisco Alves, presidente da direcção, composta por membros do lado espanhol e do lado português, aponta que a exploração irá provocar a contaminação dos solos e prejudicar a agricultura.

Em comunicado, o Bloco de Esquerda de Bragança diz ver com “espanto a postura displicente e o silêncio do governo português” perante a possível exploração mineira a céu aberto. Refere ainda que este projecto terá um “pesado impacto na saúde das populações”, “nos cursos de água da bacia hidrográfica do Douro e ainda no Parque Natural de Montesinho, podendo mesmo afectar a nível de extinção espécies protegidas de fauna e flora”. 

Escrito por Brigantia.
Foto: MTI minas Castilla y Leon
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário